O resultado do processo de compilação é um arquivo contendo um programa em assembly equivalente ao programa originalmente descrito em linguagem de alto nível. Um programa em linguagem assembly, ou linguagem simbólica, contém seqüências de instruções mnemônicas que representam as operações que devem ser realizadas pelo processador. Essas instruções são definidas pelos projetistas do processador; o conjunto de todas as instruções definidas para um processador contitui seu jogo de instruções.
O montador (assembler) é o programa do sistema responsável por traduzir o código assembly em linguagem de máquina, traduzindo cada instrução do programa para a seqüência de bits que codifica a instrução de máquina. Como cada processador tem sua própria linguagem, montadores são específicos para processadores. Montadores são objetos de estudo da Seção 4.1.
Neste capítulo, serão ainda descritas as atividades do sistema necessárias para que o programa montado possa efetivamente ser executado -- a ligação, que resolve as referências que tenham sido feitas a dados e rotinas em outros programas, e o carregamento, que transfere o programa montado para a memória principal e dá início à sua execução.