Projeto Final da disciplina de Computação Gráfica (IA725) - 1S/2006 - Mestrado em Engenharia Elétrica - FEEC - UNICAMP


Descrição: texturização do cenário.

Nesta fase foram aplicadas as texturas dos objetos. Para isso, foi usado o programa de modelagem 3D Maya e posteriormente os objetos foram importados no jogo já com a textura.





A catapulta recebeu uma textura de madeira:




O sistema de iluminação foi incrementado, com a adição de luzes do tipo SPOT, representando tocheiros próximos ao muro:



Além dos tocheiros, foi implementado o efeito de FOG (neblina), que aparece randomicamente, sempre à noite:

Para efeitos de contextualização, foram adicionadas árvores, utilizando a técnica de "sprites", aplicando-se ao fator "alfa" o valor zero para a cor branca, permitindo que fique transparente e exiba apenas o desenho das árvores presentes na textura:



Por último, foi adicionado ao jogo a opção de visualização em Wireframe, utilizando para isso a tecla "W".





Ao se derrubar o portão, é mostrada a animação de queda do portão e o jogo está terminado.


Para ver outros screenchots do jogo, clique aqui ou acesse no meu o item "Screenchots".

Parâmetros e teclas de comando (alterados da versão anterior)

Nesta versão do projeto, os seguintes parâmetros podem ser customizados:

- Escolha do projétil: teclas 1, 2 e 3 do teclado. Pode-se também seleciona-los clicando com o mouse sobre o projétil, no lado esquerdo do menu, na parte superior da tela. Cada projétil tem tamanhos, formas, cores e massas (que interfere no seu poder destrutivo) diferentes entre si.

- Força do disparo: é escolhida aleatoriamente. Pra aumentar, use a tecla “f” (minúsculo) e para diminuir use a tecla “F” (maiúsculo). A variação pode ser acompanhada no menu na parte superior da tela.

- Ângulo de disparo: é escolhido aleatoriamente para cada projétil. Para aumentar, use a tecla “a” (minúsculo) e para diminuir, use a tecla “A” (minúsculo). A variação pode ser acompanhada no menu na parte superior da tela.

Para disparar o projétil, use a tecla “d”.

Para carregar a catapulta depois de um disparo, use a tecla “c”.

Para resetar os parâmetros de disparo e “reconstruir” o portão, caso tenha sido derrubado pelos disparos, use a tecla “r”.

Para criar um novo jogo, digite "n".

A CATAPULTA pode ser movimentada usando-se as teclas direcionais do teclado. As teclas para cima e para baixo fazem a catapulta ir para frente e para trás respectivamente e as teclas direita e esquerda, quando combinadas com as teclas “Cima” e “Baixo” movimentam a catapulta para os lados.

A CÂMERA também pode ser movimentada à vontade pelo jogador, para melhor visualização. Para isso, use as teclas especiais INSERT (movimenta a câmera para esquerda), PAGE UP (movimenta a câmera para a direita), HOME (movimenta a câmera para a frente) e END (movimenta a câmera para trás).

Para SAIR do jogo, use a tecla ESC.

Para exibir o menu de instruções, tecle "m". E para fechar o mesmo menu, use a tecla ENTER.

Para fazer o Download do programa, clique aqui (arquivo ZIP) e execute o arquivo “Catapulta.exe”.