Projeto Final da disciplina de Computação Gráfica (IA725) - 1S/2006 - Mestrado em Engenharia Elétrica - FEEC - UNICAMP


Descrição: versão em wireframe com, no mínimo, 3 tipos de projéteis visualmente distintos (com pesos diferentes), 1 lançador de projetéis, e 1 alvo com luz própria. O controle do lançamento de um projétil (ângulo e força) deve ser por meio do teclado e/ou mouse.


Para esta fase do projeto, foram modelados os objetos do jogo: a catapulta, os projéteis e o muro.

Pela complexidade de sua forma, a catapulta foi modelada no software de modelagem 3D Maya:









E importada para o OpenGL como arquivo “.obj”.

Foram modelados também o muro (alvo) e as pedras (projéteis).


Dinâmica do Disparo:

A trajetória do projétil obedece às leis físicas que regem os movimentos, segundo parâmetros de posição, ângulo de disparo, peso do projétil e força aplicada ao projétil:


Posição em X:
,
onde


Posição em Y:
,
onde


A trajetória do projétil é calculada pelas equações acima e para cada atualização verifica-se se há colisão com o muro (se as coordenadas estão próximas).






Parâmetros e teclas de comando

Nesta versão do projeto, os seguintes parâmetros podem ser customizados:

- Escolha do projétil: teclas 1, 2 e 3 do teclado. Cada projétil tem tamanho, cor e massa diferentes entre si.
- Força do disparo: é inicialmente escolhida aleatoriamente. Pra aumentar, use a tecla “f” (minúsculo) e para diminuir use a tecla “F” (maiúsculo).
- Ângulo de disparo: é inicialmente escolhido aleatoriamente para cada projétil. Para aumentar, use a tecla “a” (minúsculo) e para diminuir, use a tecla “A” (minúsculo).

Para disparar o projétil, use a tecla “d”.

Para carregar a catapulta depois de um disparo, use a tecla “c”.

Para resetar os parâmetros de disparo e “reconstruir” o muro, caso tenha sido destruído pelos disparos, use a tecla “r”.

A câmera pode ser movimentada usando-se as teclas direcionais do teclado. As teclas para cima e para baixo fazem a câmera ir para frente e para trás respectivamente e as teclas direita e esquerda giram a câmera com relação ao centro do cenário.

O jogador pode acompanhar as alterações dos parâmetros, bem como os acertos pela janela de prompt, que fica em segundo plano.



Para fazer o Download do programa, clique aqui (arquivo ZIP) e execute o arquivo “Catapulta.exe”.