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Lógica do Jogo

Batalha Naval é geralmente jogado entre dois participante, com uma lógica muito simples. O objetivo é destruir as embarcações inimigas escondidas antes do adversário. A posição e a orientação das embarcações são escolhidas previamente pelo jogador sem conhecimento do adversário. Durante o jogo, quando uma embarcação é atingida, uma marca sinaliza o local do tiro certeiro. Quando uma embarcação é completamente destruída, ela é exposta ao jogador adversário. A figura 1 ilustra um tabuleiro visto por um dos participantes. Note que, do lado esquerdo, as embarcações que foram posicionadas pelo jogador que está vendo a cena estão expostas, enquanto que as do lado direito, posicionadas pelo adversário, ficam escondidas até serem destruídas.

Figura 1: Esquema visual básico de Batalha Naval.

Quando jogado apenas por um participante apenas o tabuleiro da direita é considerado. O posicionamento das embarcações é escolhido por uma entidade não participante, um espectador (auxiliar) ou mesmo um computador. Neste caso, o objetivo do jogo é destruir as embarcações com o menor número tiros. O jogo implementado neste projeto é constituído por um único participante, doravante denominado usuário. O posicionamento das embarcações é escolhido aleatoriamente pelo computador.

O jogo envolve sorte e percepção. A sorte está em acertar pela primeira vez uma embarcação. Como a embarcação está escondida, o usuário não tem como saber onde atirar. Ao acertar-se o primeiro tiro, fica claro que se a embarcação foi atingida é porque o restante não atingido está na vizinha da célula destruída. A percepção está em tentar descobrir o tipo de embarcação e em que orientação ela encontra-se.

Em média, são utilizados quatro tipos de embarcação. Cada embaracação com um tamanho diferente. Usualmente, encontra-se navios, porta-aviões, cargueiros e submarinos. Nesta versão do projeto, apenas três embarcações foram modeladas. Os modelos utilizados na implementação foram escolhidos para ilustrar o uso de funções do OpenGL. São eles: uma jangada (uma célula), um submarino (três células) e um navio (quatro células. A modelagem geométrica para construção é explicada em detalhes na seção refsec:models. A figura 2 ilustra uma tela do jogo.

Figura 2: Implementação em OpenGL de Batalha Naval.


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Adler Cardoso Gomes Da Silva 2004-04-20