IA841 - Introdução à Modelagem de Sólidos

Calendário de Atividades

Primeiro Semestre de 2017


Aula
Dia
Tópico
Livro-texto
Exercícios
Material Complementar
1-2
07/março
Espaços Geométricos: Euclidianos, Afins e Projetivos [1]: Caps. 12, 13 e 14; [2]: Cap. 2 e Seção 12.1 Instalação da biblioteca OpenSubdiv (opcional) CAGD-Applets: An Interactive Tutorial on Geometric Modeling (Fundamentals)
3-4
14/março
Interpolações Lineares [2]: Cap. 3 CAGD-Applets: An Interactive Tutorial on Geometric Modeling (Bernstein Polynomials, B-Splines)
5-6
21/março
Base de Polinômios e Arquitetura de GPU (unidade de tessellation) [2]: Seção 5.1, Cap. 7

History of hardware tesselation; Tesselation: OpenGL SuperBible; The Burning Basis Vector; OpenGL & CUDA Tesselation;Dynamic Hardware Tessellation Basics
Gere uma aproximação justa de uma esfera a partir de um icosaedro. As coordenadas dos vértices do icosaedro podem ser encontradas em The Little Grasshopper: Triangle Tessellation with OpenGL 4.0 The Little Grasshopper: Triangle Tessellation with OpenGL 4.0
7-8
28/março
Curvas Espaciais: Bézier e B-Spline (transparências) [2]: Cap. 4, Seções 5.2, 5.8, Cap. 8; [3]: Seções 5-8 - 5-13 Utilize as coordenadas dos vértices disponíveis em gumbo.h para gerar uma malha refinada da superfície de um elefante através de retalhos de Bézier (Quad Tessellation with OpenGL 4.0) CAGD-Applets: An Interactive Tutorial on Geometric Modeling (Curves)
9-10
04/abril
Retalhos (Patches): Bézier e B-Splines [2]: Cap. 14; ; [3]: Seções 6-11 - 6-16
artigo: Seções 3.1 e 3.2
CAGD-Applets: An Interactive Tutorial on Geometric Modeling (Tensor Product Surfaces)
11-12
11/abril
Subdivisões Catmull-Clark [2]: Seções 21.3
[3]: Seção 6.10
Exact Evaluation of Catmull-Clark Subdivision Surfaces At Arbitrary Parameter Values
artigo: Seções 3.5, 3.6.2, 3.6.3 , 4
Renderize a asa (handle) do bule de Utah com uso de tessellation shader. Representa a asa como uma superfície B-Spline cúbica com os pontos de controle dados em What, Teapots Again? Subdivision Surface Applet: Catmull-Clark Method
13-14
18/abril
Retalhos Triangulares de Bézier [2]: Cap. 18 CAGD-Applets: An Interactive Tutorial on Geometric Modeling (Triangular Patches)
15-16
25/abril
Implementação de NURBS na GPU Evaluation of NURBS Curves and Surfaces on the GPU; Performing Efficient NURBS Modeling Operations on the GPU
17-18
02/maio
Estrutura de dados topológicos Representations for Rigid Solids: Theory, Methods, and Systems
Fast Constructive-Solid Geometry Display in the Pixel-Powers Graphics System
A polyhedron representation for computer vision
Construa com uso de OpenMesh e OpenCSG um icosaedro com as funções disponíveis. Compare as duas técnicas. Hardware-assisted Renderign of CSG Models
CGAL 4.9 - Halfedge Data Structures
19-20
09/maio
Differential Geometry of Curves and Surfaces
21-22
16/maio
Geometria Diferencial (transparência 1, transparência 2) [2]: Caps. 11 e 19 Sintetize a coletânea de artigos sobre o processo de criação de modelos geométricos baseados em malhas.
23-24
23/maio
Motivating Geometry Through Computation and Visualization
25-26
30/maio
Continuidade na Colagem de Retalhos [2]: Cap. 20
27-28
6/junho
Geometria do Espaço de Textura
29-30
13/junho

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