Aula
|
Dia
|
Tópico |
Leitura |
Tarefas |
1
|
01/agosto
|
Visão geral sobre a disciplina (transparencias) e planejamento do curso |
Capítulos 1 e 2 da tese de Lee Alan Westover
| Selecione um dos problemas propostos.
|
2
|
06/agosto
|
GPU (transparencias) |
Capítulos 2 e 3 de Moeller
|
Instalação/Familiarização com o ambiente de desenvolvimento: OpenGL, Glew e Glut. Execute teste_glsl.cpp na plataforma que você instalou.
|
3
|
08/agosto
|
4
|
13/agosto
|
Representação dos Dados (transparencias) |
Capítulo 3 de Telea
|
Pesquise e descreva o formato dos dados
do problema do seu grupo. Caso o formato for complexo, pesquise uma
biblioteca que extrai os atributos das amostras de interesse.
|
5
|
15/agosto
|
6
|
20/agosto
|
Visualização Volumétrica (transparências) Exploratória (transparências) |
Seção 1.6
de Engel que contém referências aos
outros capítulos relevantes. Os
artigos Volume Rendering Techniques (GPU Gems) e Direct Volume Rendering sintetizam as principais ideias.
Códigos que utilizei no mini-curso CSBC2013-JAI.
|
Defina o tipo de visualização desejada
para o problema do seu grupo e escolha uma das quatro
técnicas: splatting, shear-warp, texturização e
lançamento de raios. Pondere os prós e os contras em termos de suporte
por tecnologias existentes (primitivas gráficas), complexidade do
algoritmo, precisão, granularidade de manipulação e efeitos
esperados. Implemente o algoritmo selecionado e comente as adequações
necessárias em face das peculiaridades da GPU.
|
7
|
22/agosto
|
8
|
27/agosto
|
9
|
29/agosto
|
10
|
03/setembro
|
11
|
05/setembro
|
12
|
10/setembro
|
Renderização Direta de Superfície (transparências) |
Capítulo 5 de Engel |
Avalie de forma fundamentada a
adequabilidade de renderização direta de isosuperfície para o
problema do seu grupo.
|
13
|
12/setembro
|
14
|
17/setembro
|
Funções de Transferência (transparências) |
Capítulos 4 e 10 de Engel |
Avalie, de forma fundamentada, a
relevância de um editor de função de transferência para o problema do
seu grupo. Caso tal editor seja relevante, pesquise uma interface
apropriada e integre-a à técnica de visualização selecionada como
solução do problema do seu grupo.
|
15
|
19/setembro
|
16
|
24/setembro
|
17
|
26/setembro
|
18
|
01/outubro
|
Apresentação das soluções dos problemas |
19
|
03/outubro
|
Primeira avaliação sobre o aprendizado |
20
|
08/outubro
|
Visualização Exploratória |
|
|
21
|
10/outubro
|
22
|
15/outubro
|
23
|
17/outubro
|
24
|
22/outubro
|
25
|
24/outubro
|
26
|
29/outubro
|
27
|
31/outubro
|
28
|
05/novembro
|
29
|
07/novembro
|
30
|
12/novembro
|
31
|
14/novembro
|
Apresentação das soluções dos problemas propostos |
32
|
19/novembro
|
Entrega do artigo sobre o projeto desenvolvido |
33
|
21/novembro
|
34
|
26/novembro
|