Geração Automática de Diagramas Unifilares

[Página Inicial | Imagens dos Resultados | Relatórios | Detalhamento das Atividades | Contato]


VisciPower com wxWidgets

Testes dos Algoritmos (I)

>Testes dos Algoritmos (II)<

Testes dos Algoritmos (III)

Algoritmo de Ortogonalização

Integração ao VisciPower

Redesenho do VisciPower

Win32 e Novas funções

Desenho das linhas no mapa

Atualização de outubro/07


Testes dos Algoritmos (II)

Mais alguns testes.
Estes são apenas testes iniciais e não há vértices fixos (que são indicados por um quadrado vermelho).

Circuitos em árvore -- com restrição à jaula

Para avaliar os três algoritmos quanto à restrição da região disponível, a jaula, usei primeiro o diagrama exemplo disponível no artigo Visibility Representation of Distribution System One-line Diagrams de Rao e Deekshit, para podermos ter uma comparação mais justa. Na implementação do algoritmo de Rao e Deekshit introduzi um passo que "estica" o diagrama para que ele caiba exatamente dentro da jaula. A intenção deste teste é "expandir" os diagramas para que eles ocupem toda a área da jaula -- poderíamos simplesmente ajustar os coeficientes para obter um diagrama que caiba dentro da jaula por ser pequeno e não por sua interação com os limites da jaula.


Resultados

Algoritmo de Mota
Mota:Ka=1,12 Kv=1,14
Algoritmo de Fruchterman
"Spring Embedder" de Fruchterman
Algoritmo de Rao e Deekshit
Árvore de Rao e Deekshit

Análise dos Resultados

Pôde-se observar que os dois primeiros diagramas apresentam características simulares: as "pontas" são achatadas nos limites da jaula, o que pode causar sobreposição de nós/arestas, como ocorreu na parte superior direita da segunda imagem (teceiro nó de cima para baixo; observe que a aresta está mais grossa).

Enquanto que a forma final do diagrama é geralmente única quando aplicamos um dos algoritmos de força, quando é imposta a restrição de posição isso não ocorre mais. Assim, para cada conjunto aleatório de posições iniciais dos nós, temos um diferente diagrama.

A terceira imagem mostra o resultado do algoritmo de Rao e Deekshit com a etapa extra de expansão à jaula. O resultado da etapa de posicionamento é idêntico ao original, mas a última etapa, de desenho, não é aplicada como descrita pelos autores, com a intenção de facilitar a comparação dos resultados.

Neste exemplo observa-se que o resultado do algoritmo de árvore resultou num diagrama mais legível, com melhor distribuição dos nós e dos comprimentos das arestas.

Circuitos em árvore -- sem restrição à jaula

Neste teste a restrição à jaula não foi aplicada. Foi usado o mesmo conjunto de nós e arestas do teste anterior, além de outro conjunto criado manualmente para o teste.

Resultados

Primeiro Conjunto de Dados

Algoritmo de Mota
Mota: Ka = 1,43 Kv=0,95
Algoritmo de Fruchterman
"Spring Embedder" de Fruchterman
Algoritmo de Rao e Deekshit
Árvore de Rao e Deekshit


Segundo Conjunto de Dados

Algoritmo de Mota
Mota:Ka = 1,43 Kv =0,95
Algoritmo de Fruchterman
"Spring Embedder" de Fruchterman
Algoritmo de Rao e Deekshit
Árvore de Rao e Deekshit