RELATÓRIO TÉCNICO DCA-1997/12

Carlos Miguel Tobar e Ivan Luiz Marques Ricarte



CATEGORIZAÇÃO DE MODELOS DISPONÍVEIS
NO MAPA DE CATEGORIZAÇÃO ABSTRATA


MHEG
Descrição
Mapa de Categorização Abstrata
Níveis
Mecanismos Interface para Mapeamento
Modelo de Navegação
Principais Aspectos Considerados
Observações
Mapa Gráfico


Níveis

Nível Externo

O modelo MHEG é estrutural e orientado ao intercâmbio e ao suporte da percepção, o seu escopo de uso não abrange a representação e o registro do domínio de interesse. Assim, os aspectos diretamente relacionados com o domínio de interesse não têm sua especificação suportada. Em conseqüência, não há preocupação alguma com a existência de múltiplas aplicações no mesmo domínio de interesse.

Nível Intermediário

"Comportamento" no MHEG significa toda informação que especifica a representação dos conteúdos, bem como aquela que define a execução do suporte à percepção e ao comportamento dinâmico de objetos em relação à interação. Considera-se que a interação ocorre durante a percepção sobre uma "interface" homem-computador, através de mecanismos de ligação básicos entre objetos de entrada e outros objetos. Essa especificação se baseia em ações.

Ações possíveis abrangem controles para: preparação (disponibilidade), criação (instâncias de apresentação e "script"), exibição (controle de progresso), fornecimento (de acordo com o tipo), interação, ativação (de "scripts") e conseguir valores (de atributos, estado ou comportamento de objetos, instância de apresentação ou de "script"). São as ligações que controlam os relacionamentos temporais, espaciais e condicionais entre objetos, estabelecendo a inter-conexão das ações com o conteúdo dos dados. Não há padronização de métodos para percepção propriamente dita.

Apesar de poder suportar consistência e integridade através do mecanismo da ligação condicional, as condições especificáveis são orientadas ao suporte da percepção. Assim, considera-se que restrições e integridade não são plenamente contempladas.

O MHEG permite que um objeto seja transformado durante sua exibição, através dos parâmetros que acompanham a codificação do conteúdo. Mas, como MHEG é uma representação em forma final, não se pode modificar o dado propriamente dito. Mesmo assim, essa transformação é denominada de "visão virtual".

Existe o conceito de canal que é um espaço lógico em que objetos em tempo de execução são apresentados e percebidos pelo usuário. Os canais são criados pelo projetista usando objetos ação e o mapeamento com o mundo real é provido pelo engenho MHEG. Através dos canais é possível apresentar diferentemente um mesmo objeto modelo.

Nível Físico

O modelo de dados MHEG tem mapeamentos a modelos de dados físicos realizados através dos "engenhos" MHEG que, supõe-se, são construídos para suportar as aplicações. Não se conhece possibilidade de conversão ou mapeamento para outro modelo de dados existente a partir do MHEG.

MHEG ___ Sobre o Mapa MHEG ___ Mecanismos Interface MHEG___ Sem Saída






Sugestões e Comentários: Carlos M. Tobar