Descrição |
Mapa de Categorização Abstrata |
Mecanismos Interface para Mapeamento |
Modelo de Navegação |
Principais Aspectos Considerados |
Observações |
Mapa Gráfico |
Nível Externo O modelo MHEG é estrutural e orientado ao intercâmbio e ao suporte da percepção, o seu escopo de uso não abrange a representação e o registro do domínio de interesse. Assim, os aspectos diretamente relacionados com o domínio de interesse não têm sua especificação suportada. Em conseqüência, não há preocupação alguma com a existência de múltiplas aplicações no mesmo domínio de interesse. Nível Intermediário "Comportamento" no MHEG significa toda informação que especifica a representação dos conteúdos, bem como aquela que define a execução do suporte à percepção e ao comportamento dinâmico de objetos em relação à interação. Considera-se que a interação ocorre durante a percepção sobre uma "interface" homem-computador, através de mecanismos de ligação básicos entre objetos de entrada e outros objetos. Essa especificação se baseia em ações. Ações possíveis abrangem controles para: preparação (disponibilidade), criação (instâncias de apresentação e "script"), exibição (controle de progresso), fornecimento (de acordo com o tipo), interação, ativação (de "scripts") e conseguir valores (de atributos, estado ou comportamento de objetos, instância de apresentação ou de "script"). São as ligações que controlam os relacionamentos temporais, espaciais e condicionais entre objetos, estabelecendo a inter-conexão das ações com o conteúdo dos dados. Não há padronização de métodos para percepção propriamente dita. Apesar de poder suportar consistência e integridade através do mecanismo da ligação condicional, as condições especificáveis são orientadas ao suporte da percepção. Assim, considera-se que restrições e integridade não são plenamente contempladas. O MHEG permite que um objeto seja transformado durante sua exibição, através dos parâmetros que acompanham a codificação do conteúdo. Mas, como MHEG é uma representação em forma final, não se pode modificar o dado propriamente dito. Mesmo assim, essa transformação é denominada de "visão virtual". Existe o conceito de canal que é um espaço lógico em que objetos em tempo de execução são apresentados e percebidos pelo usuário. Os canais são criados pelo projetista usando objetos ação e o mapeamento com o mundo real é provido pelo engenho MHEG. Através dos canais é possível apresentar diferentemente um mesmo objeto modelo. Nível Físico
O modelo de dados MHEG tem mapeamentos
a modelos de dados físicos realizados através dos
"engenhos" MHEG que, supõe-se, são construídos
para suportar as aplicações. Não se conhece
possibilidade de conversão ou mapeamento para outro modelo
de dados existente a partir do MHEG. |
Sugestões e Comentários: Carlos M. Tobar