RELATÓRIO TÉCNICO DCA-1997/12

Carlos Miguel Tobar e Ivan Luiz Marques Ricarte



CATEGORIZAÇÃO DE MODELOS DISPONÍVEIS
NO MAPA DE CATEGORIZAÇÃO ABSTRATA


MHEG
Descrição
Mapa de Categorização Abstrata
Níveis
Mecanismos Interface para Mapeamento
Modelo de Navegação
Principais Aspectos Considerados
Observações
Mapa Gráfico


Modelo de Navegação

O conceito de ligação hipermídia existe no MHEG de uma maneira forçada, para seu suporte é definido um mecanismo similar a um gatilho.

Uma ligação MHEG estabelece um relacionamento entre uma ou mais fontes e uma lista de alvos, que consiste de condições associadas aos fontes e das ações a aplicar aos alvos, em caso de satisfação das condições. Esse mecanismo é associativo, dinâmico e dirigido por eventos. Constitui a única forma de associar ações a conteúdo.

Para a obtenção de navegação, de forma genérica, há necessidade de se usar objetos ação ou "script", cujo conteúdo contenha alguma forma descritiva de como deve se proceder a navegação. Além disso é necessário, para as hiperligações, estabelecer o evento para início da navegação, ou seja, indicar a escolha do usuário através de dispositivos apontadores.

Nós e âncoras se confundem no MHEG, onde a unidade de manipulação é o objeto (conteúdo). O conceito de ligação está diretamente associado à manipulação. O padrão não se preocupa em explorar múltiplos hiper-espaços ou fornecer mecanismos para tratar o problema de "perdidos no espaço".

O mecanismo de identificação externa atua como um conector entre o domínio de objetos MHEG e entidades externas a esse domínio, constituindo o único mecanismo que permite algum tipo de inter-conexão entre modelagens distintas.

MHEG ___ Mecanismos Interface MHEG ___ Principais Aspectos MHEG___ Sem Saída






Sugestões e Comentários: Carlos M. Tobar