RELATÓRIO TÉCNICO DCA-1997/12

Carlos Miguel Tobar e Ivan Luiz Marques Ricarte



CATEGORIZAÇÃO DE MODELOS DISPONÍVEIS
NO MAPA DE CATEGORIZAÇÃO ABSTRATA


MHEG
Descrição
Mapa de Categorização Abstrata
Níveis
Mecanismos Interface para Mapeamento
Modelo de Navegação
Principais Aspectos Considerados
Observações
Mapa Gráfico


Mapa de Categorização Abstrata

O enfoque do MHEG é com o aspecto estrutural dos objetos sujeitos ao intercâmbio, de maneira genérica. A modelagem relacionada com o domínio de interesse não é contemplada.

O grau de abstração dos mecanismos suportados pelo MHEG encontram-se no nível intermediário concreto. Se uma das notações que o MHEG usa para realizar intercâmbio de dados, ASN1, fosse nele definida esta poderia ser posicionada no nível físico. Considera-se, sim, que há um mapeamento entre modelos de dados para que possa haver o intercâmbio.

MHEG não define o formato final de apresentação ("look and feel") com interação, porém define as técnicas de identificação, para localizar uma instância de apresentação e modificar seu comportamento.

O objeto "script" é outro mecanismo que suporta a realização de comportamento, mas não é parte do modelo MHEG, permitindo o encapsulamento de um pedaço de software externo, especificado em linguagem não MHEG, de acordo com o formalismo MHEG, que identifica a ferramenta responsável e o contexto para a sua execução.

Os mecanismos suportados para o serviço de manipulação estão orientados para o suporte aos serviços de apresentação e interação.

MHEG ___ Descrição MHEG ___ Níveis MHEG___ Sem Saída






Sugestões e Comentários: Carlos M. Tobar