RELATÓRIO TÉCNICO DCA-1997/12

Carlos Miguel Tobar e Ivan Luiz Marques Ricarte



CATEGORIZAÇÃO DE MODELOS DISPONÍVEIS
NO MAPA DE CATEGORIZAÇÃO ABSTRATA


Dexter
Descrição
Mapa de Categorização Abstrata
Níveis
Mecanismos Interface para Mapeamento
Modelo de Navegação
Principais Aspectos Considerados
Observações
Mapa Gráfico


Modelo de Navegação

O modelo preocupa-se em prover os mecanismos de âncora, ligação e componente, além de outros um pouco mais sofisticados, mas não muito explorados.

Ligações podem ser tipadas, desde que se utilizem atributos para isto, estáticas ou dinâmicas, com extremos múltiplos e de natureza diferentes (incluindo outras ligações e "composites"). Ligações n-árias são definidas mas não exploradas. Uma ligação é definida como um conjunto de especificadores, cada qual com sua direção, a identificação de uma âncora e uma especificação de apresentação. Apesar disto, não há uma orientação clara de como se ligam ligações ou "composites", principalmente em relação à sua apresentação.

O modelo Dexter não prevê a possibilidade de navegação entre modelagens distintas, relativas a um ou mais domínios de interesse. Assim, considera-se que foi desenvolvido tendo em vista um domínio de cada vez e de uma modelagem única, relativa ao sistema hipermídia sob análise.

O modelo é direcionado à geração de uma única perspectiva. Porém, percebe-se ser possível a obtenção de perspectivas distintas.

Apesar de suportar os mecanismos básicos para a navegação, não prevê nenhuma facilidade para auxiliar a navegação e minorar o problema de "perdidos no espaço".

Dexter ___ Mecanismos Interface Dexter ___ Principais Aspectos Dexter___ Sem Saída






Sugestões e Comentários: Carlos M. Tobar