C ++ tem muito a ver com a linguagem C, da qual ela é derivada. Os tipos e formatos de expressões, operadores e comandos da linguagem são os mesmos. Arranjos, strings, apontadores e funções são também definidos e manipulados como em C.
Os tipos de dados básicos em C ++ são os mesmos que são
definidos pelo padrão ANSI para a linguagem C (usualmente
referenciado como ANSI-C). Para fins de referência, estes
tipos são apresentados na Tabela .
Deve-se observar que o padrão ANSI admite que estes tipos têm tamanho e faixas de valores variáveis. Entretanto, a sequência de ordenação de tamanhos -- por exemplo, um char é menor que um int que é menor que um long -- deve ser independente da plataforma em que o programa será compilado.
Assim como para a programação em C, cuidados especiais devem ser tomados para garantir a portabilidade dos programas desenvolvidos. Quando conhecer o tamanho de uma variável de um dado tipo é importante para a correta execução do programa, o operador sizeof deve ser utilizado. Este operador retorna o número de bytes que um tipo de dado ou variável ocupa na plataforma de execução. Por exemplo, em um computador da linha PC sizeof(int) retorna o valor 2 para a maior parte dos compiladores.
A ausência de um tipo de dado (por exemplo, o valor de retorno de uma função que não retorna nada) é indicado pelo uso da palavra chave void.