Projeto de IA725 - Computação Gráfica

Fernando Closs - 008691
Pedro Almeida - 009613

 

     Home Descrição da cena  |   Versão 0.0   |   Versão 0.1  | Versão 0.2  | Versão 0.3 - Final  | Downloads


Versão 0.0

       A cena a ser modelada nesse projeto será baseada no estádio Palestra Itália. Abaixo podemos ver algumas fotos do estádio que nos guiarão no processo de modelagem da cena e dos objetos envolvidos:

       Essa imagem nos permite identicar a estrutura geral do estádio. Como podemos ver o estádio tem um formato "U", com uma inclinação nas arquibancadas. As duas extremidades do campo terminam em dois semi-círculos, e nas numeradas cobertas (parte direita da imagem) podemos ver alguns detalhes da cobertura. Para modelarmos o formato "U" do estádio dividiremos as arquibancadas na parte curvada e na seção reta. Assim, para uma primeira iteração da modelagem iremos utilizar uma estrutura com uma série de paralelepípedos, onde aplicaremos uma extrusão para modelar a seção reta e uma rotação em torno de um eixo fixo (na vertical) para modelar a seção "U". Pretendemos gerar os polígonos que serão utilizados na versão OpenGL diretamente dessas operações, sendo que definiremos previamente os parâmetros e então iremos rodar nossa rotina para gerar os polígonos. A rotina, em sua primeira versão, não irá se preocupar com alguns detalhes, como os corrimãos, entradas e saídas da arquibancada. Estamos preocupados apenas em gerar corretamente a malha poligonal, de forma a manter o máximo possível a proporção entre as partes. A figura abaixo ilustra com maiores detalhes a idéia para fazermos a geração das primitivas que irão compor a estrutura do estádio:

 

 

       Há uma imagem na pasta downloads, tirada com o recurso panorâmica, que nos permite observar diversos detalhes como os corrimãos e entradas de pessoas. Os corrimãos podem facilmente ser modelados utilizando-se cilindros como primitivas, as entradas no entanto são mais problemáticas, principalmente pelo fato de estarmos gerando as arquibancadas de maneira procedural. Provavelmente, por não se tratar de uma cena CSG, iremos adotar quebras na estrutura para moldarmos essas partes especiais na arquibancada, fazendo alguns ajustes na geraçao da malha. Os esquema abaixo ilustram melhor a idéia para a geração desses objetos.

Os outros objetos, como traves, banco de reservas, orelhões e afins também serão modelados. As traves serão modeladas utilizando-se cilindros. Orelhões e banco de reservas serão modelados utilizando-se um modelador (Blender), que serão gerados como sólidos de revolução, a partir da rotação de uma bézier. Outros objetos como refletores, placas de publicidade também estão sendo considerados na modelagem, porém entrarão em etapas posteriores do projeto. Abaixo seguem alguns protótipos de orelhões já modelados: