Versão 0.0
A cena a ser
modelada nesse projeto será baseada no estádio Palestra Itália. Abaixo
podemos ver algumas fotos do estádio que nos guiarão no processo
de modelagem da cena e dos objetos envolvidos:

Essa imagem nos
permite identicar a estrutura geral do estádio. Como podemos ver o estádio
tem um formato "U", com uma inclinação nas arquibancadas. As duas
extremidades do campo terminam em dois semi-círculos, e nas numeradas
cobertas (parte direita da imagem) podemos ver alguns detalhes da
cobertura. Para modelarmos o formato "U" do estádio dividiremos as
arquibancadas na parte curvada e na seção reta. Assim, para uma primeira
iteração da modelagem iremos utilizar uma estrutura com uma série de
paralelepípedos, onde aplicaremos uma extrusão para modelar a seção reta e
uma rotação em torno de um eixo fixo (na vertical) para modelar a seção
"U". Pretendemos gerar os polígonos que serão utilizados na versão OpenGL
diretamente dessas operações, sendo que definiremos previamente os
parâmetros e então iremos rodar nossa rotina para gerar os polígonos. A
rotina, em sua primeira versão, não irá se preocupar com alguns detalhes,
como os corrimãos, entradas e saídas da arquibancada. Estamos preocupados
apenas em gerar corretamente a malha poligonal, de forma a manter o
máximo possível a proporção entre as partes. A figura abaixo ilustra com
maiores detalhes a idéia para fazermos a geração das primitivas que irão
compor a estrutura do estádio:
 
Há uma imagem na
pasta downloads, tirada com o recurso panorâmica, que nos permite
observar diversos detalhes como os corrimãos e entradas de pessoas. Os
corrimãos podem facilmente ser modelados utilizando-se cilindros como
primitivas, as entradas no entanto são mais problemáticas, principalmente
pelo fato de estarmos gerando as arquibancadas de maneira procedural.
Provavelmente, por não se tratar de uma cena CSG, iremos adotar quebras na
estrutura para moldarmos essas partes especiais na arquibancada, fazendo
alguns ajustes na geraçao da malha. Os esquema abaixo ilustram melhor a
idéia para a geração desses objetos.
Os
outros objetos, como traves, banco de reservas, orelhões e afins também
serão modelados. As traves serão modeladas utilizando-se cilindros.
Orelhões e banco de reservas serão modelados utilizando-se um modelador
(Blender), que serão gerados como sólidos de revolução, a partir da
rotação de uma bézier. Outros objetos como refletores, placas de
publicidade também estão sendo considerados na modelagem, porém entrarão
em etapas posteriores do projeto. Abaixo seguem alguns protótipos de
orelhões já modelados:

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