Classes

A definição de um modelo conceitual para o domínio da aplicação, contemplando as classes relevantes e suas associações, é um dos principais resultados das etapas de análise e projeto orientado a objetos. A adoção de uma linguagem de modelagem, tal como o diagrama de classes UML, permite expressar esse resultado de maneira organizada e padronizada.

Uma classe é um gabarito para a definição de objetos. Através da definição de uma classe, descreve-se que propriedades -- ou atributos -- o objeto terá.

Além da especificação de atributos, a definição de uma classe descreve também qual o comportamento de objetos da classe, ou seja, que funcionalidades podem ser aplicadas a objetos da classe. Essas funcionalidades são descritas através de métodos. Um método nada mais é que o equivalente a um procedimento ou função, com a restrição que ele manipula apenas suas variáveis locais e os atributos que foram definidos para um objeto desse tipo.

Uma vez que estejam definidas quais serão as classes que irão compor uma aplicação, assim como qual deve ser sua estrutura interna e comportamento, é possível criar essas classes em Java.