Um processo de desenvolvimento orientado a objetos
ICONIX é um exemplo de um processo simples de desenvolvimento
dirigido por casos de uso. As principais etapas deste processo
são:
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Obtenção dos casos de uso. Os casos de uso capturam
os requisitos da aplicação através da representação dos atores
que usam o (ou são usados pelo) sistema e possíveis ações. Eles
são descritos sob o ponto de vista do usuário: o que ele pode
fazer, como ele interage com o sistema. Os casos de uso são
apresentados na forma de diagramas UML de casos de uso para o
sistema e descrição textual de cada caso de uso. A descrição
textual contempla pelo menos o fluxo de eventos para a execução
da ação associada ao caso de uso e os fluxos alternativos, caso
alguma situação interrompa o fluxo principal de eventos.
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Modelagem do domínio. A partir dos textos associados
aos casos de uso, extrair (por uma análise dos substantivos
presentes nos textos) os conceitos que serão potencialmente
associados a objetos da aplicação. Representar esses conceitos
através de um diagrama de classes UML (neste momento, sem
atributos ou métodos).
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Análise de robustez. Para cada caso de uso,
identificar os objetos e os eventos que os relacionam através
de um diagrama de robustez. Objetos podem ser de três tipos:
de fronteira, de controle ou de entidade. Atores só interagem
com objetos de fronteira, que não podem interagir diretamente
com objetos de entidade.
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Modelagem de interação. Para cada caso de uso, um
diagrama de seqüência UML é desenvolvido. Nesta etapa do
processo, comportamento (um conjunto de métodos) é atribuído a
cada objeto da aplicação.
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Especificação do sistema. Com os métodos para cada
tipo de objeto já definidos, o diagrama de classe é revisto
para incorporar a definição dessa interface operacional a cada
classe.
Veja uma descrição mais detalhado deste processo na revista
Software Development
(Dezembro de 2000 a abril de 2001).