Diagramas de classes UML
UML é a
Unified Modeling Language,
padrão para a representação de modelagens utilizadas no
desenvolvimento orientado a objetos. Um dos componentes mais
difundidos de UML é o seu diagrama de classes.
A representação de classes em diagramas UML contempla
três tipos básicos de informação: o nome da classe, os seus
atributos e os seus métodos. Graficamente, um retângulo com três
compartimentos internos representa esses grupos de informação,
como ilustrado a seguir para uma classe Aluno:
A especificação de uma classe é composta por três regiões:
- Nome da classe
-
Um identificador para a classe, que permite referenciá-la
posteriormente -- por exemplo, no momento da criação de um
objeto.
- Atributos
-
O conjunto de propriedades da classe. Para cada propriedade,
especifica-se:
-
nome: um identificador para o atributo.
-
tipo: o tipo do atributo (inteiro, real, caráter, outra classe,
etc.)
-
valor_default: opcionalmente, pode-se especificar um
valor inicial para o atributo.
-
visibilidade: opcionalmente, pode-se especificar o quão
acessível é um atributo de um objeto a partir de
outros objetos. Valores possíveis são:
- (privativo), nenhuma visibilidade
externa;
+ (público), visibilidade externa
total; e
# (protegido), visibilidade externa
limitada.
- Métodos
-
O conjunto de funcionalidades da classe. Para cada método,
especifica-se sua assinatura,
composta por:
-
nome: um identificador para o método.
-
tipo: quando o método tem um valor de retorno, o tipo
desse valor.
-
lista de argumentos: quando o método recebe parâmetros
para sua execução, o tipo e um identificador para cada
parâmetro.
-
visibilidade: como para atributos, define o quão visível
é um método a partir de objetos de outros classes.