IA725 -
Computação Gráfica I
Primeiro Semestre de 2005
Profa. Wu,
Shin - Ting
DCA/
FEEC/ UNICAMP
[Horário]
[Tópicos]
[Livros-Texto]
[Critério de Avaliação]
[Lista de Discussões]
[Resultados dos Projetos]
[Notas e Frequência]
Horário
- Aulas: segundas 08h-9h45; 10h-11h45 (FE-23)
- Início das aulas: 01/março/2005
- Término das aulas: 02/julho/2005
- Calendário de Atividades
Tópicos
- Modelos Geométricos
- Transformações Geométricas
- Transformações Projetivas
- Iluminação
- Amostragem
- Quantização
- Visibilidade
- Cor
- Textura
- Placas Gráficas
Livros-texto
- Computer Graphics: Principles and Practice in C,
2nd edition
James D. Foley, Andries van Dam, Steven K. Feiner, John F. Hughes
Addison-Wesley Publishing Company, 1996
ISBN: 0-201-84840-6
- OpenGLŪ Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL, Version 1.4,
4th edition
Mason Woo, Jackie Neider, Tom Davis, Dave Shreiner
Addison-Wesley Publishing Company
Como material complementar são disponíveis, quando possível, notas de aula e material interativo.
Outras fontes de consulta
- 3D Computer Graphics Graphics,
3rd Edition
Alan H. Watt
Addison-Wesley Publishing Company, 1999
ISBN: 0-201-39855-9
- Graphics Gems, Volumes 1, 2, 3, 4 e 5,
Academic Press.
- Mathematical Elements for Computer Graphics ,
2nd edition
David F. Rogers and J. Alan Adams
McGraw-Hill Publishing Company, 1990
- Procedural Elements for Computer Graphics ,
David F. Rogers
McGraw-Hill Publishing Company, 1985
- Computação Gráfica: Volume 1,
Jonas Gomes e Luiz Velho
IMPA/SBM, 1998
- Computação Gráfica: Imagem,
Jonas Gomes e Luiz Velho
IMPA/SBM, 1995
- Computação Gráfica: Teoria e Prática,
Eduardo Azevedo e Aura Conci
Elsevier, 2003
- Páginas de manual do OpenGL
- Informaçõese gerais sobre OpenGL
- Exemplos de programação de OpenGL
Avaliação
- Provas (70%)
- 1ª Prova: 11/abril (8:00hs)
- 2ª Prova: 16/maio (8:00hs)
- 3ª Prova: 20/junho (8:00hs)
O conteúdo de cada prova inclui toda a matéria ministrada até a
última aula que antecede o dia da prova.
- Atividades de programação com base em Mesa/OpenGL (30%) em grupo de 2 pessoas, no máximo
A avaliação da parte prática da disciplina será feita sobre o projeto do Jogo de Corrida dividido em 3 etapas. Os
resultados de cada etapa deverão ser sintetizados em páginas em formato HTML contendo o código-fonte dos programas, fluxograma,
explicação dos programas e
imagens (screenshots).
Serão aprovados os alunos que satisfizerem as três condições:
-
M = 0.7 (P1+P2+P3) + 0.3 (0.4 A1+ 0.3 A2+ 0.3 A3) > = 5.0 ,
onde Pi é a nota da iª Prova e Aj é a nota da jª Atividade.
- Pi>= 4.0.
- frequência superior ou igual a 75%.
A média final, Mfinal, destes alunos é igual a M.
Exame (11/julho)
Os alunos com frequência superior ou igual a 75% E com média M inferior a 6,0 OU
com alguma das provas Pi, i = 1, 2 e 3, inferior a
4.0 deverão fazer o exame final, que engloba toda a matéria da
disciplina. A média Mfinal será então calculada pela
expressão
Mfinal = (M + E)/2 ,
onde E é a nota do exame.
Resultados dos Projetos
A responsabilidade por conteúdo dos projetos é exclusivamente
dos seus autores (versão entregue).
Last modified: Fri Feb 12 08:56:23 2010
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