Disciplina: IA725 - Computação Gráfica Professora: Dr. Wu Shin Ting Autores: Marcio Mendonça Ana Claudia Cardoso Projeto Desenvolvido: Projeto de Corrida de Carros Versões : - Versão 0.1: versão em wireframe - Versão 0.2 e 0.3 : versão com textura e iluminação |
Projeto Corrida |
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Proposta: Desenvolver um projeto de corrida utilizando a biblioteca grafica OpenGL, consolidando assim os conhecimentos adquiridos durante o curso. Motivação A expansão contínua do mercado de jogos oferece grandes oportunidades para profissionais na área de programação. Com a constante evolução do hardware, este segmento do entretenimento eletrônico também apresenta muitos desafios, exigindo cada vez mais qualificação dos programadores, especialmente daqueles que se dedicam à programação gráfica. O que é OpenGL ? OpenGL é uma biblioteca de rotinas gráficas de modelagem, manipulação de objetos e exibição tridimensional que permite a criação de aplicações que usam Computação Gráfica. Seus recursos permitem ao usuário criar objetos gráficos com qualidade, de modo rápido, além de incluir recursos avançados de animação, tratamento de imagens e texturas é possível ter visualização em vários ângulos. A biblioteca OpenGL foi introduzida em 1992 pela Silicon Graphics, no intuito de conceber uma API (Interface de Programação de Aplicação) gráfica independente de dispositivos de exibição. Com isto, seria estabelecida uma ponte entre o processo de modelagem geométrica de objetos, situadas em um nível de abstração mais elevado, e as rotinas de exibição e de processamento de imagens implementadas em dispositivos (hardware) e sistemas operacionais específicos. As função utilizada pelo OpenGL para desenhar um ponto na tela, por exemplo, possui os mesmos nome e parâmetros em todos os sistemas operacionais nos quais OpenGL foi implementada, e produz o mesmo efeito de exibição em cada um destes sistemas. Diante das funcionalidades providas pelo OpenGL, tal biblioteca tem se tornado um padrão amplamente utilizado na indústria de desenvolvimento de aplicações. Este fato tem sido adotado também pela facilidade de aprendizado, pela estabilidade das rotinas e pelos resultados visuais consistentes para qualquer sistema de exibição concordante com este padrão. Diversos jogos, aplicações científicas e comerciais tem utilizado OpenGL como ferramenta de apresentação de recursos visuais, principalmente com a adoção deste padrão por parte dos fabricantes de placas de vídeo destinadas aos consumidores domésticos. Todas as rotinas do OpenGL são implementadas na linguagem C, tornando fácil sua utilização em qualquer programa escrito em C ou C++. Entre os recursos gráficos disponíveis pelo OpenGL, podem ser destacados os seguintes: - Modos de desenho de pontos; - Ajuste de largura de linhas; - Aplicação de transparência; - Ativação/desativação de serrilhamento (aliasing); - Mapeamento de superfícies com textura; - Seleção de janela de desenho; - Manipulação de fontes/tipos de iluminação e sombreamento; - Transformação de sistemas de coordenadas; - Transformações em perspectiva; - Combinação de imagens (blending); As implementações do OpenGL geralmente provêem bibliotecas auxiliares, tais como a GLU (OpenGL Utility library), utilizada para realizar tarefas comuns, tais como manipulação de matrizes, geração de superfícies e construção de objetos por composição. As especificações do OpenGL não descrevem as interações entre OpenGL e o sistema de janelas utilizado (Windows, X Window etc). Assim, tarefas comuns em uma aplicação, tais como criar janelas gráficas, gerenciar eventos provenientes de mouse e teclado, e apresentação de menus ficam a cargo de bibliotecas próprias de cada sistema operacional. Links de apoio: - Versão original deste texto com maiores informações sobre OpenGL podem ser obtidas através deste link. - OpenGL site original . |
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