IA725 - Computação Gráfica I

DCA/ FEEC/ UNICAMP


Objetivo

Com os avanços tecnológicos é difícil imaginar, hoje em dia, uma aplicação que não tire proveito das capacidades gráficas oferecidas pelos computadores. Computação Gráfica é uma área de pesquisa que estuda os métodos necessários para transformar os modelos computacionalmente processáveis em imagens, possíveis de serem visualizadas e manipuladas através de dispositivos gráficos de entrada e de saída.

Este curso visa a dar uma noção introdutória aos conceitos básicos de Computação Gráfica. Ele é composto de aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas são apresentados diversos modelos de dados bem como os métodos para convertê-los em imagens de distintas qualidades. E as aulas práticas tem como finalidade a fixação destes conceitos através do uso de um pacote gráfico.


Ementa do Curso


Pré-requisitos

Uma pergunta comum é quais são os pré-requisitos para estudar Computação Gráfica? Para respondê-la, recomenda-se a leitura do texto de Greg Turk datado de 1997.

A necessidade do domínio das ferramentas matemáticas tem uma explicação simples: aparentemente trivial para nós, um computador (hardware) não conseguiria realizar a tarefa de reconhecer, interpretar, analisar e criar as imagens sem auxílio de algoritmos e técnicas fundamentados em "cálculos" (software). A pesquisa já identificou nove tipos de inteligência nos seres humanos. Entre eles figuram a inteligência espacial que nos permite vivenciar o mundo visual e esta inteligência é nata. Os computadores, por outro lado, foram originalmente projetados e continuam ser aperfeiçoados para computar números (binários!). Neste contexto, a Computação Gráfica pode ser considerada como uma área de pesquisa que faz a ponte entre o mundo visual e o mundo numérico.


Materiais Didáticos Desenvolvidos


Cursos Oferecidos


Last modified: Mon Jan 31 07:44:55 2011

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