Programação na Web

Para motivar a discussão inicial sobre este tópico, solicitou-se a leitura prévia dos artigos sobre CGI (WDVL, Brenner & Aoki) e Java (Campione & Walrath, Marchal, Venners).

14/abril/1998
Inicialmente foi solicitado que os participantes na discussão caracterizassem (individualmente e por escrito) os principais mecanismos de programação suportados através da Web. Passou-se então à discussão em grupos sobre o seguinte tema proposto:
"Considerando a especificação (funcionalidades e arquitetura) do ambiente curso sob medida & prova virtual, proponha o mecanismo de programação mais adequado para implementar as funcionalidades deste ambiente. Justifique eventuais revisões que forem realizadas."
O resultado de cada grupo foi apresentado nos seguintes documentos:
16/abril/1998
Discutiu-se, em grupos maiores, a seguinte proposta:

Para uma combinação "cenário-situação" abaixo, descreva os mecanismos adequados de programação para suportar as funcionalidades necessárias. Avalie a adequação dos mecanismos suportados na Web como solução tecnológica para seu problema.

Cenário

Estudante do curso de Engenharia Elétrica precisa "assistir" uma aula de Física I sobre o tópico movimento acelerado na UMTE[1].

Situação 1

Na hora da aula, estudante vai a uma sala de aula presencial na UMTE onde professor utiliza os mais avançados recursos computacionais para ministrar sua aula sobre o tópico para alunos deste curso.

Situação 2

Na hora da aula, estudante conecta-se por computador a um servidor da UMTE ao longo dos 100 minutos de duração da aula sobre o tópico, usando mecanismos adequados ao acompanhamento da apresentação e eventuais interações.

Situação 3

Estudante tem a liberdade de cobrir o material relativo a este tópico no momento que lhe for mais oportuno, buscando a informação do servidor de material da UMTE.

Situação 4

Estudante conecta-se ao servidor da UMTE manifestando seu interesse no tópico, sendo a informação entregue posteriormente pelo servidor quando disponível ou atualizada.


[1] Universidade com Montes de Tecnologias Educacionais.


O resultado (resumido) de cada grupo e discussões adicionais sobre o tema foram divulgados através do newsgroup. Este documento final apresenta as conclusões obtidas pelos estudantes relativas ao tema proposto de discussão.

Conclusões


ricarte@dca.fee.unicamp.br

Last modified: Mon Jul 13 11:25:51 BRA 1998