Situação 3
Grupo:
Armando
Carlos D
Jefferson
Márcio
M. Graças
Valmir
1. Funcionalidades
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(a). identificar aluno, para recuperar seu perfil (curso, histórico,
tópico corrente);
(b). selecão do material de acordo com o perfil do aluno;
(c). composição e disponibilização do material adequado ao aluno;
(d). assume-se que o material é dividido em módulos e que ao final de
cada módulo é feito um mini-teste para permitir ao sistema definir
novos materiais a serem eventualmente disponibilizados ao aluno;
(e). manter o acompanhamento do acesso do aluno ao material, bem como
de anotações e comentários deste;
2. Mecanismos Genéricos de Programação
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1. Funcionalidade (a): mecanismos comuns de consulta a um servidor de
banco de dados em ambientes distribuídos;
2. Funcionalidade (b): mecanismos de consulta a banco de dados com
métodos de IA e tomada de decisão, para definir o conjunto de
materiais mais adequado que deverá ser disponibilizado ao aluno.
Este conjunto será enviado ao computador do aluno (cliente)
para viabilizar as funcionalidades (c), (d) e (e);
3. Funcionalidades (c,d,e): Recebido o conjunto de materiais, a
composicão destes e posterior apresentação ao aluno é
processada localmente no computador do aluno. Assim, é
necessário um mecanismo de programacão que permita o controle de
migracão de objetos e da consistência entre objetos no servidor
e no cliente (controle de versões). Mecanismos para persistência
destes objetos no cliente também são desejáveis. Tais mecanismos
estão presentes, em maior ou menor grau, em linguagens de
programação orientadas a objetos ou em linguagens para
manipulação de BDOO (banco de dados orientados a objetos).
3. Mecanismos suportados na WEB
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Nas categorias 1, 2 e 3 da seção anterior, podemos escolher as
seguintes tecnologias WEB que podem ser usadas como mecanismos de
programação:
1. CGI. A funcionalidade (a) é simples e não exige poder de
processamento maior do aquele oferecido por scripts CGI;
2. SERVLETS. A ativação de uma consulta em um BD do servidor, em que
deverão ser utilizadas técnicas não-convencionais como IA, implica em um
mecanismo mais poderoso que CGI. O mecanismo de Servlets surge
como solucão neste caso, pois permite um processamento mais
otimizado e, por ser baseado em JAVA, uma linguagem orientada a
objetos, pode ser mais adequada a integração com ferramentas de
tomada de decisão;
3. CASTANET + SERVLETS. O controle de versões entre servidor e cliente
e a possibilidade de alteração de dados localmente (gravação
em arquivos ou BD's) nos leva a concluir que estas tecnologias
WEB são mais adequadas para implementar as funcionalidades (c),
(d) e (e).
4. Conclusões
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Applets JAVA e quaisquer soluções baseadas nestes parecem ser uma
boa alternativa para solucionar situações em que o processamento de dados
pelo cliente em um ambiente WEB é necessário. Falta no entanto, um
mecanismo adequado e padronizado para implementar persistência de objetos
do lado do cliente, consistentes com os objetos do lado do servidor.
ricarte@dca.fee.unicamp.br
Last modified: Tue Apr 28 11:38:43 BRA 1998