EA076 - Projetos Finais -
Primeiro Semestre de
2015
Neste semstre a disciplina foi ministrada
pelos três professores, eu, o Prof. Clésio e o Prof. Quevedo.
Decidimos introduzir dois protocolos de comunicação nos experimentos
cada vez mais presentes no dia-a-dia: I2C e bluetooth. Selecionamos
dois periféricos que utilizam estes protocolos e que complementam
outros periféricos no contexto do projeto de um sistema
embacado. Depois de levantar os custos dos periféricos mais
interessantes, Prof. Quevedo sugeriu que sejam utilizados a
memória I2C_E2PROM e o módulo de comunicação
Bluetooth HC06, provido de interface HCI (Host
Controller Interface). E, em função destes novos periféricos,
definimos como o projeto dirigido um monitor de temperatura com log de
dados e comunicação bluetooth. Prof. Quevedo assumiu a tarefa de
intermediar a compra dos dois novos componentes juntos com a
Coordenação de Graduação, Pós-Graduação e a Diretoria da FEEC. Tivemos
ainda o valioso apoio da equipe do SATE no preparo dos componentes
para o seu uso.
Neste semestre comprei, com a ajuda dos próprios
alunos, mais alguns
novos periféricos para desenvolvimento dos
projetos finais.
Nas turmas C e D, que acompanhei, tivemos uma gama bem
ampla de propostas de projetos envolvendo sensor de umidade, de
temperatura, sensor sonar, detector de gás, de fumaça e de chuva,
transceptores de radio-frequência, câmeras de segurança, matriz de
leds, controle de um joystick arcade e uma proposta de um detector de
mentiras com base em atividades
eletrodérmicas. Não faltou a criatividade!
Através das propostas percebi que comunicação sem fio
foi um periférico que fez mais sucesso. Quase todas as propostas
envolveram comunicação sem fio. É interessante registrar que alguns
alunos comentaram que fizeram propostas de projetos que eles sempre
tiveram vontade de concretizar. Diante da vontade e do entusiasmo de
alguns, decidi deixar que os alunos desenvolvam as suas ideias e
descubram por eles mesmos a complexidade das suas propostas. É uma
oportunidade para eles colocarem em prática todos os seus
conhecimentos adquiridos.
Depois de duas semanas, cada equipe conseguiu avaliar a viabilidade
das suas ideias dentro do prazo estabelecido. Com exceção de duas
equipes, toda equipe concluiu o seu protótipo dentro da
expectativa. Uma equipe deciciu mudar a proposta pela complexidade da
proposta original e a outra manteve a proposta, porém consciente das
limitações da sua solução. Parabéns a todos pelo empenho! Aqui estão todos os registros fotográficos que fiz nas últimas aulas.
Ting
Seguem-se os projetos finais desenvolvidos pela turma C:
E os projetos finais desenvolvidos pela turma D:
|