Uma Sinopse dos Projetos Finais da Turma D do Primeiro Semestre de 2015


Sensor de Gás
Projetistas:Henrique Alves Filho e Fernando José Neubern

Um dos projetistas, Henrique, é estagiário do Laboratório Síncroton onde a concentração de gás no ar é rigorosamente monitorado para que não exceda o limite mínimo inflamável. Esta vivência o motivou a propor junto com o Fernando um circuito capaz de informar ao usuário através de um display LCD a concentração em ppm de gás propano presente no ar (simulado através de um isqueiro). Caso uma alta concentração de propano esteja presente, uma sirene sonora é disparada e um pequeno ventilador (cooler) é ativado na tentativa de dispersar o gás. Para fins de controle, o horário da ocorrência de uma falha é armazenada na memória.

Detector de Chuva
Projetistas: Rodrigo L. Benites e Gustavo Benatti

Inicialmente os projetistas propuseram construir um sistema de monitoramento que dispara uma câmera quando a presença de um estranho é detectada. As imagens capturadas são aramzenadas para futuras investigações. No entanto, depois de diversas tentativas para implementar a interface com os periféricos e o sistema de armazenamento requerido, o grupo percebeu a complexidade do problema e a incompatibilidade com o prazo que foi estabelecido. Decidiram mudar a proposta do projeto para um sistema de alarme de chuva, em vista da precariedade na infra-estrutura e da falta de manutenção dos sistemas de drenagem pluvial no Brasil. O circuito projetado determina o perigo da chuva dependendo da duração e da intensidade da chuva. Para isso é usado um módulo de sensor de chuva yl-83. Uma fotocécula PDV-P8001 é utilizada para obter informação sobre a interferência das nuvens na luminosidade. Embora os sensores utilizados tem uma sensibilidade muito baixa, foi possível uma prova de conceito.

Medidor de Velocidade usando Sensor Sonar
Projetistas:Vinicius Luciano Moreli e Arthur Henrique Condé

Segundo o projetista Vinicius, a concretização dese projeto foi seu sonho desde seu tempo do Colégio Técnico. O projeto consiste em implementar algo similar a um radar de trânsito com o sensor sonar HC-SR04 e o maior número de periféricos possíveis que foram apresentados ao longo da disciplina EA076. O raio de medição de distância do sensor HC-SR04 é 4 metros. Para obter a velcidade, são medidas duas vezes as distâncias num intervalo de 100ms e tomou-se o cuidado de calcular a velocidade de som em função da temperatura a fim de aumentar a precisão das medidas. Quando ocorre uma infração, o horário e os dados medidos são aramzenados numa memória. Estes dados podem ser visualizados num display LCD como também podem ser consultados via um dispositivo móvel provido de bluetooth. Por falta de tempo, não foi implementado um sistema de disparo de uma medição como nos radares reais. O disparo foi simulado através do acionamento de uma tecla do keypad. Neste projeto, os projetistas tiveram que entender o princípio de funcionamento do sensor HC-SR04 para ler corretamente as distâncias por ele medidas.

Controlador Climático e de Segurança de uma Estufa
Projetistas:Lucas Moura de Arruda Pastana e Rafael Cupertino da Silva

O projeto consiste de um controlador climático e de segurança para estufas. Os limites aceitáveis de temperatura e de umidade são definidos pelo usuário. E para que o usuário tenha um histórico das variações que ocorreram dentro de uma estufa, as amostras são armazenadas numa memória. Adicionou-se ao projeto um sensor de chama ST3811 que aciona um alarme de incêndio. Foi utilizado o módulo DHT11 para amostrar a temperatura e a umidade. Este módulo tem um protocolo de comunicação serial específico que os projetistas tiveram que entender antes de obter as primeiras amostras corretas.