Uma Sinopse dos Projetos Finais
da Turma C do Primeiro Semestre de 2015
|
|
Dispositivo Detector de Alteração Emocional Através da Atividade Eletrodérmica
Projetistas: Patrick Franco Coutinho e Guilherme Eiji Nishiyama
|
A proposta inicial era um detector de mentiras e os testes iniciais
mostraram promissores já que, de fato, há variações eletrodérmicas
quando se faz as medições. Foi então montado um protótipo simples para
sistematizar as medições e encontrar alguns limiares que permitissem
uma classificação entre os estados emocionais dos indivíduos. Nesta
segunda fase, os projetistas perceberam uma alta variabilidade nas
medições entre os indivíduos. Para não abandonar o projeto, decidiram
alterar ligeiramente a função do circuito: ao invés de detectar
mentiras, ele avaliará o estado emocional (relativo) de um
indivíduo. É feita uma "calibração" no estado "tranquilo" que serve de
referência para outros estados. Contornado este problema, os
projetistas depararam com um segundo problema ao tentarem integrar o
seu circuito com o microcontrolador para armazenar de forma automática
as medições. As variações, antes tênues, passaram a ter muitos
ruídos. Foram discutidas as possíveis soluções como filtragem,
amplificação e separação dos terras digital e analógico. Ao analisaram
as conexões do kit de prototipagem FRDM-KL25Z perceberam que o
terra analógico do micro-controlador não está acessível. Pela
restrição do prazo da entrega, não foi possível finalizar estas
melhorias. Ficou o aprendizado de que uma ideia aparentemente simples
pode estar separada por um grande abismo da sua concretização.
|
|
|
 |
|
Jogo da Velha
Projetistas: Diego Martins Tribek e Felipe de Almeida M. Bonfim
|
Este projeto é um exemplo de projetos que soa quase
trivial -- quem não conhece jogo da velha? -- e acabou mostrando que
para a sua concretização os projetistas precisaram aplicar tanto os
conhecimentos de eletrônica quanto os de
programação. Primeiro precisaram decidir como mostrar o "tabuleiro" do
jogo. Chegaram à matriz de leds coloridos 2388RGB-5 depois de uma
intensa busca pela internet. Outro problema que tiveram de solucionar
foi o acionamento de uma grande quantidade de leds pelo
microcontrolador. Transistores pnp e npn foram
usados. Finalmente, a questão de jogabilidade foi considerada. Os
projetistas tiveram a ideia de utilizar o seu próprio celular como
interface, "marcando" as posições do "tabuleiro" digitando as teclas
do celular e exibindo na tela do celular o estado do jogo. Para a
comunicação com o celular foram utilizados dois módulos HC-06.
|
|
Sistema de Alarme com ativação por distância
Projetistas:Pedro Heitor Zanchetta Pozzobon e Igor Rodrigues Paiva
|
  
O principal objetivo deste projeto foi avaliar a
qualidade de um sensor ultrasônico na medição de distância, visando ao
seu uso para diversos tipos de aplicação, como um sistema de segurança
para locais ou objetos que possuem acesso restrito, como um sensor de
estacionamento, ou um sensor de obstáculos instalado num
robô. Para
poder adequar ao conteúdo da disciplina, os projetistas decidiram por
um sistema de alarme que é ativado ao ser atingida uma distância
limite e que pode ser desativado automaticamente quando a distância
fique maior do que o limiar especificado ou quando há entrada de uma
senha. O sensor HC-SR04 foi utilizado. Foi necessário conhecer o seu
funcionamento para ler corretamente as distâncias medidas.
|
|
Joystick de Arcade
Projetistas: Marcos Henrique Gimenez Paulucci e Lucas Stucchi-Zucchi
|
Creio que Lucas concretizou um dos seus sonhos com
este projeto. Ele tinha construído um Joystick de Arcade e sempre quis
conectá-lo a um computador para utilizá-lo nos jogos. Com uso dos
módulos de controle e tipos de comunicação disponíveis no kit
de prototipagem FRDM-KL25Z, ele conseguiu não só concretizar o seu
sonho como também jogou bastante com o seu Joystick caseiro antes da
apresentação do projeto.
|
 |
 |
 |
|
Sistema de Jogos com Joystick
Projetistas: Antonio José Pinheiro Prado e Carlos Andrés Forero Frasser
|
A ideia deste projeto é interessante: criar um sistema
que facilita ao usuário criar novos jogos a partir de uma camada de
funções de uso comum entre os desenvolvedores de jogo. Só para prova
de conceito, os projetistas escolheram três
periféricos: keypad, LCD
e joystick. Sendo joystick um periférico que não vimos
no projeto dirigido, os projetistas tiveram que entender o seu
funcionamento antes de iniciar a implementação das suas ideias.
|
 |
 |
 |
|
Sistema de Sensoriamento Wireless
Projetistas: Gabriel Ariste Sachi Rado
|
A equipe propôs desenvolver um sistema de
sensoriamento composta de duas estações chamadas ES (estação de
sensoriamento) e EA (estação de análise) que se comunicam sem fio
através de transceptores de radiofrequência nRF24|01+. Para
sensoriamento decidiram utilizar fotocélula LDR e sensor DHT11. Além
de estudar o princípio de funcionamento dos sensores, foi necessário
entender o modo de comunicação dos transceptores. Mesmo tendo que
finalizar o projeto sozinho, pois o outro membro da equipe teve que
abandonar o projeto por problemas pessoais, Gabriel encarou bem o
desafio e concluiu com sucesso o seu projeto.
|
 |
 |
 |
|
|