Uma Sinopse dos Projetos Finais da Turma C do Primeiro Semestre de 2015


Dispositivo Detector de Alteração Emocional Através da Atividade Eletrodérmica
Projetistas: Patrick Franco Coutinho e Guilherme Eiji Nishiyama

A proposta inicial era um detector de mentiras e os testes iniciais mostraram promissores já que, de fato, há variações eletrodérmicas quando se faz as medições. Foi então montado um protótipo simples para sistematizar as medições e encontrar alguns limiares que permitissem uma classificação entre os estados emocionais dos indivíduos. Nesta segunda fase, os projetistas perceberam uma alta variabilidade nas medições entre os indivíduos. Para não abandonar o projeto, decidiram alterar ligeiramente a função do circuito: ao invés de detectar mentiras, ele avaliará o estado emocional (relativo) de um indivíduo. É feita uma "calibração" no estado "tranquilo" que serve de referência para outros estados. Contornado este problema, os projetistas depararam com um segundo problema ao tentarem integrar o seu circuito com o microcontrolador para armazenar de forma automática as medições. As variações, antes tênues, passaram a ter muitos ruídos. Foram discutidas as possíveis soluções como filtragem, amplificação e separação dos terras digital e analógico. Ao analisaram as conexões do kit de prototipagem FRDM-KL25Z perceberam que o terra analógico do micro-controlador não está acessível. Pela restrição do prazo da entrega, não foi possível finalizar estas melhorias. Ficou o aprendizado de que uma ideia aparentemente simples pode estar separada por um grande abismo da sua concretização.

Jogo da Velha
Projetistas: Diego Martins Tribek e Felipe de Almeida M. Bonfim

Este projeto é um exemplo de projetos que soa quase trivial -- quem não conhece jogo da velha? -- e acabou mostrando que para a sua concretização os projetistas precisaram aplicar tanto os conhecimentos de eletrônica quanto os de programação. Primeiro precisaram decidir como mostrar o "tabuleiro" do jogo. Chegaram à matriz de leds coloridos 2388RGB-5 depois de uma intensa busca pela internet. Outro problema que tiveram de solucionar foi o acionamento de uma grande quantidade de leds pelo microcontrolador. Transistores pnp e npn foram usados. Finalmente, a questão de jogabilidade foi considerada. Os projetistas tiveram a ideia de utilizar o seu próprio celular como interface, "marcando" as posições do "tabuleiro" digitando as teclas do celular e exibindo na tela do celular o estado do jogo. Para a comunicação com o celular foram utilizados dois módulos HC-06.

Sistema de Alarme com ativação por distância
Projetistas:Pedro Heitor Zanchetta Pozzobon e Igor Rodrigues Paiva


O principal objetivo deste projeto foi avaliar a qualidade de um sensor ultrasônico na medição de distância, visando ao seu uso para diversos tipos de aplicação, como um sistema de segurança para locais ou objetos que possuem acesso restrito, como um sensor de estacionamento, ou um sensor de obstáculos instalado num robô. Para poder adequar ao conteúdo da disciplina, os projetistas decidiram por um sistema de alarme que é ativado ao ser atingida uma distância limite e que pode ser desativado automaticamente quando a distância fique maior do que o limiar especificado ou quando há entrada de uma senha. O sensor HC-SR04 foi utilizado. Foi necessário conhecer o seu funcionamento para ler corretamente as distâncias medidas.

Joystick de Arcade
Projetistas: Marcos Henrique Gimenez Paulucci e Lucas Stucchi-Zucchi

Creio que Lucas concretizou um dos seus sonhos com este projeto. Ele tinha construído um Joystick de Arcade e sempre quis conectá-lo a um computador para utilizá-lo nos jogos. Com uso dos módulos de controle e tipos de comunicação disponíveis no kit de prototipagem FRDM-KL25Z, ele conseguiu não só concretizar o seu sonho como também jogou bastante com o seu Joystick caseiro antes da apresentação do projeto.

Sistema de Jogos com Joystick
Projetistas: Antonio José Pinheiro Prado e Carlos Andrés Forero Frasser

A ideia deste projeto é interessante: criar um sistema que facilita ao usuário criar novos jogos a partir de uma camada de funções de uso comum entre os desenvolvedores de jogo. Só para prova de conceito, os projetistas escolheram três periféricos: keypad, LCD e joystick. Sendo joystick um periférico que não vimos no projeto dirigido, os projetistas tiveram que entender o seu funcionamento antes de iniciar a implementação das suas ideias.

Sistema de Sensoriamento Wireless
Projetistas: Gabriel Ariste Sachi Rado

A equipe propôs desenvolver um sistema de sensoriamento composta de duas estações chamadas ES (estação de sensoriamento) e EA (estação de análise) que se comunicam sem fio através de transceptores de radiofrequência nRF24|01+. Para sensoriamento decidiram utilizar fotocélula LDR e sensor DHT11. Além de estudar o princípio de funcionamento dos sensores, foi necessário entender o modo de comunicação dos transceptores. Mesmo tendo que finalizar o projeto sozinho, pois o outro membro da equipe teve que abandonar o projeto por problemas pessoais, Gabriel encarou bem o desafio e concluiu com sucesso o seu projeto.