Programação para a World-Wide Web

A World Wide Web (WWW ou simplesmente Web) é a primeira concretização de uma rede mundial de informação através de computadores. Proposta em 1989 no CERN (Suíça) por Tim-Berners Lee, ela interconecta principalmente documentos hipertexto (expressos em HTML - HyperText Markup Language) usando a infra-estrutura da Internet para a transferência de informação. Sua difusão expandiu-se principalmente após a popularização de interfaces gráficas com o usuário para navegação em hipertexto, iniciada a partir do lançamento do aplicativo Mosaic no NCSA (EUA).

A Web pode ser vista como um serviço de aplicação da arquitetura TCP/IP. Como tal, a arquitetura da Web: define um esquema de endereçamento (URL) no nível da aplicação; estabelece protocolos de sessão (soquetes TCP/IP) e apresentação (HTML e auxiliares); define um protocolo (HTTP) no nível da aplicação; e segue o modelo cliente/servidor.

Java também oferece suporte ao desenvolvimento de aplicações sobre a Web usando recursos do pacote java.net. Dentre os conceitos oferecidos pela linguagem Java para a programação distribuída há uma grande ênfase na programação direcionada para a Web, com suporte para a manipulação de recursos Web através de URL, a manipulação de conexões HTTP, a conversão de strings para o formato de codificação www-urlencoded e o suporte à manipulação de conteúdos de diferentes tipos de dados com identificação pelo padrão MIME.