HTTP

O protocolo no nível da aplicação para a transferência de hipertexto (HTTP, HyperText Transfer Protocol) opera sobre o protocolo TCP/IP para estabelecer um mecanismo de serviço com estrutura requisição-resposta. Uma das características peculiares de HTTP é a composição flexível do cabeçalho, composto por diversas linhas, o que permite sua utilização como integrador de diversos formatos e não apenas de documentos HTML.

Essa flexibilidade reflete-se também na maior complexidade desse protocolo. No entanto, é possível estabelecer servidores HTTP operando com configurações simplificadas, onde nem todos os serviços previstos no protocolo são implementados.

Os principais serviços de HTTP incluem:

Um cabeçalho HTTP é composto por uma linha contendo a especificação do serviço e recurso associado, seguida por linhas contendo parâmetros. Um exemplo de requisição gerada por um cliente HTTP é:

   GET http://www.dca.fee.unicamp.br/
   Accept: text/html, image/gif, image/jpeg
   User-Agent: Mozilla/3.0

para a qual o cabeçalho da resposta poderia ser:

   HTTP/1.1 200 OK
   Date: Wed, 24 Mar 1999 23:23:45 GMT
   Server: Apache/1.2b6
   Connection: close
   Content-Type: text/html
   Content-length: 648

A indicação do tipo de conteúdo do recurso (usada nos parâmetros Accept e Content-Type) seguem a especificação no padrão MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions).