Visibilidade em Computação Gráfica


Sumário



Experimentos realizados

Visibilidade em OpenGL

Foram desenvolvidos alguns códigos, utilizando o OpenGL, para testar a renderização de cenas com a ativação e desativação do cáculo de profundidade e do back-face culling.




Figure 14: Imagens geradas sem o buffer de profundidade.




15: Imagens geradas com o buffer de profundidade ativo.

Pode-se perceber que sem a ativação do teste de profundidade, não se pode perceber a ordem em que os objetos estão posicionados, pois o OpenGL desenha os objetos de acordo com a ordem que estes foram instanciados. Enquanto que ao se ativá-lo, consegue-se perceber tanto a posição real dos objetos quanto sua forma tridimensional.




Figure 16: Cena gerada sem a ativação do Back-face Culling.



Figure 17: Cenas geradas utilizando Back-face Culling.

Visbilidade em PovRay

O PovRay é um programa de ray-trancing aplamente utilizado para geração de cenas virtuais.

Com este programa, gerou-se uma imagem com dois objetos e uma fonte de iluminação, como pode ser visto na figura 18.




Figure 18: Cena 3D gerada utilizando o PovRay

Durante a renderização da cena, pode-se perceber que os cáculos de ray-tracing eram realizados pixel a pixel na janela de visualização, reforçando a idéia de precisão de imagem deste algoritmo. Na figura 19 é mostrada a renderização parcial da cena.


Figure 19: Renderização parcial de uma cena 3D no PovRay.

Ao se executar este exemplo do ProvRay, pode-se perceber que os cálculos de traçado de raio são realizados em cada pixel da janela de visualização, comprovando que este algoritmo é orientado a imagem.



Download dos exemplos