Foram desenvolvidos alguns códigos, utilizando o OpenGL, para testar a renderização de cenas com a ativação e desativação do cáculo de profundidade e do back-face culling.
Pode-se perceber que sem a ativação do teste de profundidade, não se pode perceber a ordem em que os objetos estão posicionados, pois o OpenGL desenha os objetos de acordo com a ordem que estes foram instanciados. Enquanto que ao se ativá-lo, consegue-se perceber tanto a posição real dos objetos quanto sua forma tridimensional.
O PovRay é um programa de ray-trancing aplamente utilizado para geração de cenas virtuais.
Com este programa, gerou-se uma imagem com dois objetos e uma fonte de iluminação, como pode ser visto na figura 18.
Figure 18: Cena 3D gerada utilizando o PovRay
Durante a renderização da cena, pode-se perceber que os cáculos de ray-tracing eram realizados pixel a pixel na janela de visualização, reforçando a idéia de precisão de imagem deste algoritmo. Na figura 19 é mostrada a renderização parcial da cena.
Figure 19: Renderização parcial de uma cena 3D no PovRay.
Ao se executar este exemplo do ProvRay, pode-se perceber que os cálculos de traçado de raio são realizados em cada pixel da janela de visualização, comprovando que este algoritmo é orientado a imagem.