Versão 0.3(e Final) do Projeto de Computação Gráfica

Alunos
Profª
Wu Shing Ting
Data
02/06/2009

Download

O projeto está hospedado no googlecode, na página ha links para download do executável e código fonte:

http://projeto-ia725.googlecode.com/

Objetivo

Apresentar versão da cena com sombras formadas por, no mínimo, uma fonte de luz assim como definir as texturas que serão mapeadas. Tais cenas foram apresentadas com tonalização de Gouraud na versão anterior deste projeto.

Para apresentação, duas vistas da cena 3D serão apresentadas: frontal e perspectiva de cima.

Metodologia

Modelo do templo com sombras formadas por fontes de luz gerado por um programa escrito em linguagem C, utilizando a API OpenGL para composição e renderização da cena, e API Glut para interface com o gerenciador de janelas.

Modelos esquemáticos com sombras e textura

Modelos de Texturas

As texturas mapeadas na cena foram:

Grama Mármore Terreno
Grama Mármore

Mapa de Altura

Foi implementado adicionalmente um mapa de altura utilizando uma matrix 128x128 representada por uma imagem em tons de cinza(ver abaixo). Cada pixel é traduzido em um valor de 8 bits que representa uma escala de altura da posição do terreno em questão.

Terreno

Referências

  1. OPENGL - The Industry Standard for High Performance Graphics. Disponível em <http://www.opengl.org/>.
  2. GLUT - The OpenGL Utility Toolkit. Disponível em <http://www.opengl.org/resources/libraries/glut/>.
  3. WATT, Alan - Computer Graphics 3D (1999). Addison/EUA. 3ed.
  4.