Proposta de Projeto de Computação Gráfica

 

Alunos: Alessandra Gomes, Rodrigo Lopes Setti de Arruda

Profa. Wu Shing Ting

             Objetivo

 

            Criar um conjunto de cenas renderizadas a partir de um modelo tridimensional de um templo iônico sobre um terreno. Cada imagem será uma visão diferente da mesma cena 3D(i.e. Mudança da posição e orientação da câmera), possivelmente com variações na configuração da iluminação.

 

             Metodologia

 

            Modelo do templo descrito em forma de malha poligonal em arquivo, carregado em um programa escrito em linguagem C e utilizando a API OpenGL para composição e renderização da cena, e API Glut para interface com o gerenciador de janelas.

 

             Modelos esquemáticos da malha poligonal

                Vista em perspectiva de cima:

                Vista frontal:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                Vista lateral:

                Vista de cima:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

             Elementos de realismo da cena

 

Para aumentar o fotorealismo da cena, serão empregados efeitos óticos, será feito um esforço no sentido de implementar a maioria, senão todos, os seguintes efeitos:

 

1.      Texturas

2.      Sombras nos objetos

3.      Sombras projetadas

4.      Textura de fundo(skydome)

5.      Reflexão

6.      Neblina

 

Se possível, será inserido como “extra” adições geométricas à cena, como:

 

1.      Vegetação

2.      Terreno com mapa de altura

 

                Resultado aproximado(feito em um software de modelagem):

             Referências:

 

1.      OPENGL - The Industry Standard for High Performance Graphics. Disponível em <http://www.opengl.org/>.

2.      GLUT - The OpenGL Utility Toolkit. Disponível em
<www.opengl.org/resources/libraries/glut/>.

  1. WATT , Alan

 - 3D Computer Graphics, 3rd Edition

. Addison Wesley, 1999

. ISBN: 0201398559.