next up previous
Next: Interação via mouse Up: Interação com o usuário Previous: Interação com o usuário


Interação via teclado

As operações via teclado são todas baseadas na função de callback, keyboard. Quando o usuário pressiona uma tecla, esta função é chamada com o código da tecla passada como parâmetro. Baseada na tecla pressionada, a devida interação é realizada.

A rotação pode ser realizada em torno dos eixos x, y e z localizados no centro do tabuleiro. O eixo z é perpendicular ao plano da tela e aponta para fora. Os eixos x e y apontam para direita e para cima, respectivamente, em relação ao plano da tela. As rotações em torno do eixo x são feitas com as teclas 'x' (rotação de -5 graus) e 'X' (rotação de 5 graus). Similarmente, para os eixos y e z, utiliza-se as teclas 'y' e 'z' (rotação de -5 graus), e 'Y' e 'Z' (rotação de 5 graus).

A aproximação é, na realidade, um zoom na imagem que consiste no aumento do foco da câmera. A diminuição da aproximação ou afastamento é realizado com a diminuição do foco da câmera. As teclas '+' e '-' são utilizadas para a aproximação e o afastamento, respectivamente.

O usuário também pode entrar com os dados de tiro via teclado. Para isso, ele pressiona a teclar ``ENTER'' e fornece as coordenadas do ponto de tiro pelo console. Uma vez que entrou com os dados, o tiro é dado na posição desejada.


next up previous
Next: Interação via mouse Up: Interação com o usuário Previous: Interação com o usuário
Adler Cardoso Gomes Da Silva 2004-04-20