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Versão 0.1 - Modelagem Gráfica em Wireframe

Nesta versão os objetos são exibidos em wireframe, por isso ao inicializar o ambiente utilizamos o comando glPolygonMode(GL_FRONT_AND_BACK, GL_LINE).

  • Tabuleiro de 10x10 posições (criado com a primitiva GL_LINES)
Tabuleiro
Fig.1: Tabuleiro 10x10
  • Bandeira

    Utilizada para marcar uma posição já informada no tabuleiro quando na coordenada não existe nenhum objeto.


Fig. 2: Bandeira

Detalhes:

O mastro foi criado com o comando gluCylinder e o "tecido" foi criado através da definição de vários pontos que formam a geometria da bandeira e que depois foram interligados formando polígonos de 4 lados.

  • Bomba

É exibida quando o usuário acerta uma posição que contém um navio ou submarino.

Comandos utilizados: glutSolidSphere para
a esfera principal e gluCylinder para o detalhe do pavio.

Fig. 3: Bomba

 

  • Navio "Destroyer"

Ocupa 4 posições do tabuleiro.


Fig. 4: Navio

O Navio foi construído quase que totalmente através da informação de vértices em primitivas GL_QUADS. Apenas a cabine foi modelada com glutWireCube e pequenos detalhes foram feitos com glutWireTorus.

A antena é formada também por GL_QUADS, GL_LINES e GL_TRIANGLE_FAN.

  • Barco Pesqueiro

Ocupa 2 posições no tabuleiro.

Construído da mesma maneira que o navio,
estabelecendo-se vértices de polígonos
GL_QUADS
.
Fig. 5: Barco
  • Submarino

Ocupa 3 posições no tabuleiro.


Fig. 6: Submarino
Por ter formas arredondadas, necessita de comandos mais trabalhados do OpenGL como gluCylinder para descrever o corpo, gluSolidSphere para fechar a parte frontal, GL_POLYGON e GL_TRIANGLES para formar as "guias" laterais.