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Introdução |
O Projeto 3 se resume na aplicação de textura ao logotipo da UNICAMP, gerado no Projeto 1. Tipos diferentes de textura foram aplicados, com diferentes modos de texturização, obtendo efeitos finais variados. |
Mapeamento de Texturas |
Apesar de reconhecermos facilmente uma textura em uma imagem, sua definição precisa é difícil. Além de ser um termo utilizado com conotação ligeiramente diferenciada em distintas áreas relacionadas com sistemas gráficos, a definição de uma textura está intimamente relacionada com a escala dos objetos visíveis numa imagem. Algumas definições possíveis para textura são:
A aparência de vários objetos do mundo real dependem de sua textura. Ao criar um detalhe de uma imagem, é mais barato empregar técnicas de mapeamento de textura do que utilizar miríades de minúsculos polígonos. |
Técnicas de Texturização |
Uma outra forma de ver a textura é considerá-la como um conjunto de elementos que modificam a aparência da superfície de um objeto, através das alterações diretas nas brilhâncias/luminâncias dos pixels ou nos vetores normais da superfície. Esta visão é aplicada neste trabalho. As texturas podem ser imagens adquiridas por um dispositivo de captura (como câmaras fotográficas, vídeos e scanners) ou uma imagem sintética gerada por computadores (que é o caso deste projeto). Neste trabalho foram utilizadas diferentes funções modificadoras dos valores dos pontos, que geraram resultados diversos (veja figuras abaixo). Um dos modos de se aplicar texturização sobre os elementos consiste na troca da cor dos pixels por valores de intensidade (luminância ou brilhância) definidos nos texels. Este é o modo utilizado pela função modificadora decalque (GL_DECAL). Outro método consiste na utilização da máscara definida (texel) como valor de pesos que será multiplicado pela intensidade de cada pixel analisado. Este método aplica a função modificadora modulação (GL_MODULATE). Também foi testado o modo de transferência entre as coordenadas do objeto e da textura denominado spherical environment mapping (GL_SPHERE_MAP), que simula um efeito parecido com o de globos giratórios de discotecas. Várias texturas diferentes foram geradas e testadas, tanto texturas 1D como texturas 2D. |
Resultados |
A seguir alguns dos resultados obtidos com a aplicação de diferentes texturas ao logotipo da UNICAMP.
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Última atualização: 01-Ago-2003
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