Estudo Dirigido - Modelos de Cor


  1. Qual é a relação entre a luz e a cor?
  2. A partir de uma função de distribução (de energia) espectral, como você identifica o comprimento de onda dominante, a pureza da cor e a luminância?
  3. Uma mesma distribuição espectral pode produzir sensação de cor diferente em observadores diferentes? Justifique.
  4. Mostre que duas cores metâmeras para um observador podem não o ser para outro?
  5. O que você entende por modelo tricromático de percepção humana de cor?
  6. Quais são as três grandezas de cor que a colorimetria se ocupa?
  7. Embora a cada cor corresponde uma distribuição de energia envolvendo um conjunto de comprimentos de onda, os monitores CRT coloridos só possuem três tipos de fósforos - vermelho, verde e azul - em cada ponto da tela. Como estes monitores conseguem produzir cores da "faixa espectral"? Em outras palavras, dadas três cores primárias, vermelho, verde e azul, é possível reconstruir a partir delas todas as cores da faixa espectral?
  8. O que você entende por branco-padrão?
  9. Explique um procedimento experimental para obter as funções de reconstrução de cores da faixa espectral (color matching functions) a partir de um conjunto de cores?
  10. Esboce o gráfico das funções de reconstrução de cor (da faixa espectral) de um sistema RGB, ou seja de um sistema constituído por três cores primárias - vermelho, verde e azul.
  11. Esboce o gráfico das funções de reconstrução de cor (da faixa espectral) de um sistema CIE-XYZ, ou seja de um sistema constituído por três cores primárias - X, Y e Z.
  12. Compare as funções de reconstrução de cor dos sistemas RGB e XYZ com uso dos gráficos. Qual é a relação "quantitativa" entre as cores primárias RGB e as cores primárias XYZ?
  13. Qual é a geometria do espaço de cor? Por simplicidade, considere o sistema XYZ.
  14. Explique a relação entre um espaço de cor tridimensional e o triângulo de Maxwell, procurando destacar o conceito de luminância/"brilhância" da cor e o de matiz/tonalidade da cor.
  15. Qual é o lugar geométrico das cores espectrais na área de cores visíveis sobre o plano de Maxwell? Justifique.
  16. Seja A={aij} a matriz de mudança de base de um sistema de cor P = {P1, P2, P3} para um outro sistema Q= {Q1,Q2,Q3}. Mostre que as funções de reconstrução do sistema Q podem ser obtidas a partir das funções do sistema P usando a matriz A.
  17. Explique por que a linha púrpura é a única parte retilínea do bordo do diagrama de cromaticidade.
  18. Dado um monitor com as primária definidas em termos de coordenadas de cromaticidade como R(0.628, 0.346), G(0.268, 0.588) e B(0.150, 0.070). Mostre que a cor com coordenadas de cromaticidade (0.274, 0.717) não pode ser exibida de modo preciso neste monitor.
  19. Seja (0.3, 0.33) o branco-padrão de um sistema. Como se obtém o comprimento de onda dominante e a cor complementar da cor (0.1, 0.35) neste sistema com uso do diagrama de cromaticidade do sistema CIE-XYZ?
  20. Qual é a relação entre os componentes CMY do modelo de cor CMY e os componentes RGB do modelo de cor RGB?
  21. Qual é a relação entre os componentes YIQ do modelo de cor YIQ e os componentes RGB do modelo de cor RGB?
  22. Qual é a relação entre os componentes HSV do modelo de cor HSV e os componentes RGB do modelo de cor RGB?
  23. Qual é a relação entre os componentes HLS do modelo de cor HLS e os componentes RGB do modelo de cor RGB?
  24. Plotar no cubo RGB, no "bicone" hexagonal (sobreposto) HLS e no cone hexagonal HSV o lugar geométrico dos pontos com a luminância igual a 0.25, 0.50 e 0.75, definida pela expressão 0.3 R + 0.59 G + 0.11 B.
  25. Qual dos modelos de cor é mais apropriado para obter uma interpolação "harmoniosa" entre duas cores?

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