Estudo Dirigido - Dispositivos Gráficos


  1. O que são dispositivos analógicos? Dê alguns exemplos de dispositivos gráficos analógicos.
  2. O que são dispositivos digitais? Dê alguns exemplos de dispositivos gráficos digitais.
  3. Explique a seguinte afirmação: "Os dispositivos digitais são, de fato, analógicos que coletam ou produzem dados de maneira discreta."
  4. Quais são os componentes básicos e o princípio de funcionamento das seguintes tecnologias de tela: cathode ray tube (CRT) com "renovação" (refresh), painéis de plasma e telas de cristal líquido (LCDs).
  5. O que você entende por aspect ratio de um monitor? Qual é o aspect ratio dos monitores com seguintes resoluções: 15 X 10, 640 X 480, 1000 X 1000.
  6. Em que difere um CRT com varredura regular (raster-scan) de um com varredura aleatória (random-scan ou caligráfico)? Discuta as vantagens e as desvantagens de cada um.
  7. Compare a arquitetura de um sistema de CRT com varredura aleatório e a arquitetura de um sistema de CRT com varredura regular, explicitando o conteúdo da memória de renovação (refresh buffer). Observação: o refresh buffer é mais comumente chamada de display list na primeira arquitetura e de frame buffer na segunda.
  8. Qual deve ser a frequência mínima de chaveamento do canhão de elétrons de um monitor CRT de 1024 linhas por 1280 pixels com uma frequência de renovação igual a 60 Hz e o tempo de acesso por pixel igual a 10 ns?
  9. Considere que as linhas de pontos do monitor sejam adjacentes umas a outras. Qual deve ser o tamanho do ponto (spot size) de um CRT 525 X 525 de altura igual a 7 in e com overscan de 20%?
  10. Quais fatores afetam a frequência de fusão crítica de um monitor CRT?
  11. Se os fósforos de longa persistência (de ordem de grandeza de segundos) reduzem a frequência de fusão crítica, por que não são fabricados CRT com tais fósforos?
  12. Explique a seguinte afirmação: "A imagem de uma linha de largura igual à da linha de varredura num monitor entrelaçado pode cintilar (flicker)"
  13. Sejam m o número de intensidades a serem distinguidas, I0, I1, ... , Im-1, r a taxa de variação entre duas intensidades adjacentes. Qual deve ser a tensão a ser aplicada no feixe de elétrons de um CRT para obter uma intensidade I?
  14. Por que a intensidade I0 do item anterior nunca pode ser igual a zero?
  15. O que você entende por shadow-mask CRT? Há outra alternativa para gerar imagens coloridas com a tecnologia CRT?
  16. Tanto a tecnologia CRT quanto a tecnologia LCD permitem visualizar imagens coloridas. E nos painéis de plasma?
  17. A intensidade de cada pixel no CRT é controlada pelos bits correspondentes nos bit planes. Para um monitor 512 X 512, qual deve ser o tamanho mínimo da sua memória de exibição ( frame buffer) (a) se as imagens forem do tipo bitmap? (b) se as imagens contiverem 256 níveis de cinza? (c) se as imagens contiverem até 256 cores?
  18. Seja um plotador eletrostático para papéis de largura igual a 18 in. A sua resolução é 200 dpi em cada direção e a sua velocidade, 3 in/s. Quantos bits por segundo devem ser gerados para que ele opera na sua velocidade máxima?
  19. Seja um processador de 32 bits/palavra com a taxa de transferência igual a 1 mip (milhão de instruções por segundo). Qual é o tempo necessário para carregar a memória de exibição (frame buffer) de uma impressora laser de 300 dpi com folhas de tamanho igual a 8,5 in por 11 in?
  20. O que você entende por um look-up table?
  21. Explique o princípio de funcionamento dos tablets e liste as diferentes tecnologias.
  22. Qual é o princípio de funcionamento dos touch panels e cite algumas tecnologias distintas.
  23. Por que light pens não funcionam nos LCDs e nos painéis de plasma?
  24. Sob o ponto de vista lógico como são classificados os dispositivos gráficos de entrada e os de saída? Dê dois exemplos para cada classe.

Voltar para a página do curso.
Avançar para o próximo estudo.