Estudo Dirigido
- Quais são as características desejáveis de uma boa interface HC?
- As ações numa interface interativa se reduzem basicamente a uma sequência
de ciclos de
interação. Quais são os dois pontos frágeis nestes ciclos? Como
se pode reforçar estes pontos?
- Explique a seguinte afirmação: HCI é multidisciplinar.
- Quais são as áreas de conhecimento que colaboram com HCI?
Explique sucintamente o papel de cada uma no projeto de uma interface
HC.
- Como os aspectos cognitivos dos usuários podem afetar no projeto de
uma interface? Exemplifique.
- Mostre esquematicamente um modelo cognitivo de usuários.
- Qual aspecto cognitivo (humano) que propicia o uso de metáforas
nas interfaces? Discuta as vantagens e desvantagens deste uso.
- Por que os aspectos sociais devem ser levados em conta no projeto de uma
interface? Exemplifique.
- O que você entende por fatores humanos? Por que else são relevantes
no projeto de uma interface?
- Por que a percepção humana é essencial no projeto de interfaces HC?
Exemplifique.
- Como a percepção humana está relacionada com o aspecto cognitivo
de um usuário?
- Existem duas principais correntes que explicam a forma de percepção
humana: construtivista e ecológica. Qual é a diferença básica entre elas?
Como o projeto de uma interface pode se beneficiar de AMBAS duas
correntes?
- Explique a seguinte afirmação: Sob o ponto de vista de HCI tanto os
aspectos físicos quanto os aspectos funcionais dos dispositivos
de interação (entrada/saída) são fundamentais no projeto de uma interface.
- Por que as características antropológicas dos usuários podem influenciar
na especificação das características dos dispositivos de
entrada/saída?
- Por que a percepção pode ser determinante na especificação das
caracterísitcas dos dispositivos de saída?
- Explique sucintamente o ciclo de projeto de uma interface
interativa, destacando as 8 principais fases e as atividades
envolvidas.
- O que você entende por um projeto centrado no usuário? Em que
difere este paradigma dos paradigmas tradicionais, como o modelo
waterfall e o modelo espiral?
- Qual é a diferença básica entre a metodologia Multiview
e o paradigma star life cycle num projeto centrado no
usuário? Qual deles é o mais utilizado entre os projetistas
de HCI?
- Quais são os três princípios fundamentais estabelecidos pela
equipe de Gould e Lewis no projeto de uma interface?
- Quais são as atividades envolvidas na fase de análise de tarefas?
- Em qual fase de projeto deve ser feita a alocação de tarefas (para o
homem e para o computador)?
Quais fatores devem ser levados em consideração nesta alocação?
- Quais metodologias/técnicas podem ser utilizadas durante a fase
de análise tarefas?
- Qual é a diferença básica entre o projeto conceitual e o projeto
funcional? Por que esta distinção é fundamental durante o projeto
de uma interface?
- Considere o projeto de decoração de um quarto. Como seria a sequência
das fases de projeto se você iniciar com:
- a implementação,
- o protótipo,
- o projeto conceitual ou
- o projeto funcional?
- O que você entende por fatoração de tarefas? Como o projeto de
uma interface pode se beneficiar desta fatoração?
- O que você entende por tarefas de interação? Quais são
as quatro tarefas básicas?
- O que você entende por consistência nos projetos? Por que ela
deve ser observada ao longo do processo de um projeto.
- Quais são os estilos de diálogo utilizados na interface HC?
Descreva sucintamente cada um deles.
- Quais estilos de diálogo são mais utilizados nas interfaces
interativas? Justifique.
- O que você entende por técnicas de interação? Descreva
sucintamente uma técnica de interação para cada tarefa de
interação básica.
- Quais metodologias/técnicas podem ser utilizadas para a
especificação de uma técnica de interação?
- Explique a seguinte afirmação: A sensação do quão direto é uma
interface com manipulações diretas depende dos aspectos
cognitivos de usuários.
- Quais fatores devem ser levados em consideração no projeto de
diálogo de uma interface HC?
- Quais recursos gráficos podem ser aproveitados no projeto
visual de uma interface interativa?
- Como a percepção humana está relacionada com o projeto
visual?
- O que são as regras de Gestalt? Dê 5 exemplos.
- Como o projeto visual de uma interface interativa pode se
beneficiar das regras
de Gestalt? Exemplifique.
- Como as regras de Gestalt podem ser aplicadas na
codificação de informação? Exemplifique.
- Dê três formas de codificação gráfica.
- Quais são as características desejáveis de bom projeto visual
de uma interface?
- O que é o modelo MVC? Exemplifique-o com uso de um componente
de interação (p. ex., dialog box).
- Explique a seguinte afirmação: Os elementos V e C são tão intimamente
relacionados que muitas vezes é difícil separá-los implementacionalmente.
- O que você entende por usabilidade? Exemplifique com 5 critérios que possam
ser incorporados num teste de usabilidade.
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