Estudo Dirigido

  1. Quais são as características desejáveis de uma boa interface HC?
  2. As ações numa interface interativa se reduzem basicamente a uma sequência de ciclos de interação. Quais são os dois pontos frágeis nestes ciclos? Como se pode reforçar estes pontos?
  3. Explique a seguinte afirmação: HCI é multidisciplinar.
  4. Quais são as áreas de conhecimento que colaboram com HCI? Explique sucintamente o papel de cada uma no projeto de uma interface HC.
  5. Como os aspectos cognitivos dos usuários podem afetar no projeto de uma interface? Exemplifique.
  6. Mostre esquematicamente um modelo cognitivo de usuários.
  7. Qual aspecto cognitivo (humano) que propicia o uso de metáforas nas interfaces? Discuta as vantagens e desvantagens deste uso.
  8. Por que os aspectos sociais devem ser levados em conta no projeto de uma interface? Exemplifique.
  9. O que você entende por fatores humanos? Por que else são relevantes no projeto de uma interface?
  10. Por que a percepção humana é essencial no projeto de interfaces HC? Exemplifique.
  11. Como a percepção humana está relacionada com o aspecto cognitivo de um usuário?
  12. Existem duas principais correntes que explicam a forma de percepção humana: construtivista e ecológica. Qual é a diferença básica entre elas? Como o projeto de uma interface pode se beneficiar de AMBAS duas correntes?
  13. Explique a seguinte afirmação: Sob o ponto de vista de HCI tanto os aspectos físicos quanto os aspectos funcionais dos dispositivos de interação (entrada/saída) são fundamentais no projeto de uma interface.
  14. Por que as características antropológicas dos usuários podem influenciar na especificação das características dos dispositivos de entrada/saída?
  15. Por que a percepção pode ser determinante na especificação das caracterísitcas dos dispositivos de saída?
  16. Explique sucintamente o ciclo de projeto de uma interface interativa, destacando as 8 principais fases e as atividades envolvidas.
  17. O que você entende por um projeto centrado no usuário? Em que difere este paradigma dos paradigmas tradicionais, como o modelo waterfall e o modelo espiral?
  18. Qual é a diferença básica entre a metodologia Multiview e o paradigma star life cycle num projeto centrado no usuário? Qual deles é o mais utilizado entre os projetistas de HCI?
  19. Quais são os três princípios fundamentais estabelecidos pela equipe de Gould e Lewis no projeto de uma interface?
  20. Quais são as atividades envolvidas na fase de análise de tarefas?
  21. Em qual fase de projeto deve ser feita a alocação de tarefas (para o homem e para o computador)? Quais fatores devem ser levados em consideração nesta alocação?
  22. Quais metodologias/técnicas podem ser utilizadas durante a fase de análise tarefas?
  23. Qual é a diferença básica entre o projeto conceitual e o projeto funcional? Por que esta distinção é fundamental durante o projeto de uma interface?
  24. Considere o projeto de decoração de um quarto. Como seria a sequência das fases de projeto se você iniciar com:
  25. O que você entende por fatoração de tarefas? Como o projeto de uma interface pode se beneficiar desta fatoração?
  26. O que você entende por tarefas de interação? Quais são as quatro tarefas básicas?
  27. O que você entende por consistência nos projetos? Por que ela deve ser observada ao longo do processo de um projeto.
  28. Quais são os estilos de diálogo utilizados na interface HC? Descreva sucintamente cada um deles.
  29. Quais estilos de diálogo são mais utilizados nas interfaces interativas? Justifique.
  30. O que você entende por técnicas de interação? Descreva sucintamente uma técnica de interação para cada tarefa de interação básica.
  31. Quais metodologias/técnicas podem ser utilizadas para a especificação de uma técnica de interação?
  32. Explique a seguinte afirmação: A sensação do quão direto é uma interface com manipulações diretas depende dos aspectos cognitivos de usuários.
  33. Quais fatores devem ser levados em consideração no projeto de diálogo de uma interface HC?
  34. Quais recursos gráficos podem ser aproveitados no projeto visual de uma interface interativa?
  35. Como a percepção humana está relacionada com o projeto visual?
  36. O que são as regras de Gestalt? Dê 5 exemplos.
  37. Como o projeto visual de uma interface interativa pode se beneficiar das regras de Gestalt? Exemplifique.
  38. Como as regras de Gestalt podem ser aplicadas na codificação de informação? Exemplifique.
  39. Dê três formas de codificação gráfica.
  40. Quais são as características desejáveis de bom projeto visual de uma interface?
  41. O que é o modelo MVC? Exemplifique-o com uso de um componente de interação (p. ex., dialog box).
  42. Explique a seguinte afirmação: Os elementos V e C são tão intimamente relacionados que muitas vezes é difícil separá-los implementacionalmente.
  43. O que você entende por usabilidade? Exemplifique com 5 critérios que possam ser incorporados num teste de usabilidade.
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