IA369 - Tópicos em Engenharia de Computação VI

Tema: Aspectos Implementacionais de Interfaces Gráficas

Segundo Semestre de 2000

Profa. Wu, Shin - Ting

DCA/ FEEC/ UNICAMP

[Objetivo] [Horário] [Tópicos] [Avaliação] [Referências] [Contribuições]

Objetivo

Interfaces, que provêm uma apresentação mais natural e intuitiva das funcionalidades de um sistema e facilidades de interação com estas funcionalidades, constitui um constante desafio para os pesquisadores de diferentes áreas, que abrangem desde os projetistas de hardware (novos dispositivos de interação e visualização) até os profissionais da área humana para análise dos aspectos relacionados com os fatores humanos.

Sendo a linguagem gráfica considerada a mais intuitiva e direta pela maioria dos usuários, prover uma interface gráfica interativa passa a ser um requisito importante no desenvolvimento de um sistema. Em resposta a isso, uma grande variedade de software foi desenvolvida para facilitar a implementação dos aplicativos interativos. Embora o ambiente de apoio ao desenvolvimento de interfaces varia de simples uso de biblioteca de funções de entrada e saída de baixo nível a sofisticadas ferramentas interativas, o princípio de controle da interface homem-máquina é essencialmente o mesmo.

Esta disciplina visa a explorar a implementação de formas de interação com geometria 3D através de dispositivos gráficos 2D. Antes, porém, serão apresentados os conceitos fundamentais e a arquitetura básica das ferramentas de suporte à implementação de interfaces gráficas interativas.


Horário


Tópicos


Avaliação


Referências

  1. Developing User Interfaces
    Dan R. Olsen, Jr.
    Morgan Kaufmann Publishers, Inc, 1998
  2. Human-Computer Interaction
    Jenny Preece et al.
    Addison-Wesley, 1994
  3. Computer Graphics: Principles and Practice, 2nd edition
    Foley et al.
    Addison-Wesley Publishing Company, 1990
  4. User Interface Management Systems: Models and Algorithms
    Dan R. Olsen, Jr.
    Morgan Kaufmann Publishers, Inc, 1992
  5. Anais do Siggraph, ACM Symposium on UIST e Conference on Human Factors in Computing Systems CHI.
  6. Tutorial sobre GTK+ , uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento de sistemas interativos gráficos. Ela contém um componente de desenho 2D que utiliza as funcionalidades do GDK (GIMP Drawing Toolkit) e um componente que acessa as funcionalidades (gráficas 3D) de OpenGL, gtk_gl_area.
  7. Informações gerais sobre GTK+
  8. Informações sobre GLADE, um ambiente interativo de apoio a construção de interfaces gráficas
  9. Informações gerais sobre IHC através da ACM Sigchi

Contribuições

Author Contribuição
Harlen Batagelo postado 26 Nov 2000 08:07:10
Achei um excelente livro on-line sobre percepção em http://www.yorku.ca/eye/
Vale a pena conferir.
Jorge e Paulo postado 28 Nov 2000 10:29
Sites relacionados a OpenGL
     
  • http://nehe.gamedev.net/opengl.asp (muito bom)
  •  
  • http://www.opengl.org/developers/faqs/technical/gettingstarted.htm?delphi+lib#f rst_hit
  •  
  • http://glscene.cjb.net/
  •  
  • http://home1.gte.net/jqjacobs/index.htm
  •  
  • http://www.lischke-online.de/Graphics.html
  •  
  • http://www.gamedeveloper.org/delphi3d/
 
Harlen Batagelo postado 13 Jan 2001 16:10:45
Desenvolvimento de aplicativos OpenGL em Windows:

http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?PP=/library/toc/psdk/graphics/grap hics0-5.xml&tocPath=graphics0-5&URL=/library/psdk/opengl/openglstart_9uw5.htm

Também tenho essa documentação em arquivo CHM (HTML compilado), disponível em https://www.dca.fee.unicamp.br/~harlen/ogldoc.zip (622KB).


ting@dca.fee.unicamp.br

Acessed times since 18 September 2000

Last modified: Sun Sep 17 15:43:51 BRA 2000


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