IA369 Tópicos em Engenharia de Computação VI

Tema: Aspectos Implementacionais de Interfaces Gráficas


Listas de Exercícios

Primeira Liata

  1. Resolver os exercícios 9.1, 9.2, 9.3 e 9.4 da Ref. 3. Procure analisar, pelo menos, um processador de texto (p. ex. Word), um editor gráfico 2D (p. ex. PaintBrush) e um "editor" gráfico 3D (p. ex. CorelDraw).

Segunda Lista

  1. Considere o editor gráfico especificado no exercício 9.6 Ref. 3. Inclua ainda mais três primitivas gráficas: círculos, triângulos e retângulos. Faça o projeto conceitual deste editor (análise das tarefas, avaliação dos sistemas equivalentes, especificação dos requisitos).

Terceira Lista

  1. Resolver os exercícios 9.8, 9.9, 9.10, 9.11 e 9.15 da Ref. 3 com uso dos sistemas que você analisou na primeira lista. Não é necessário fazer as atividades de implementação.
  2. Faça o projeto funcional, incluindo o projeto de diálogo e o design da interface gráfica, do seu editor gráfico.

Quarta Lista

  1. Resolver os exercícios 8.1 e 8.4 da Ref. 3 com uso dos sistemas que você analisou na primeira lista.
  2. Escolha duas tarefas que você identificou nos sistemas que você analisou e especifique-as com uso do PPS.

Quinta Lista

  1. Ler o capítulo 10 da Ref. 3 e o capítulo 4 da Ref. 1 e responda:
    1. Qual é a diferença e a semelhança entre um sistema de gerenciamento de janelas e um sistema operacional?
    2. O que você entende por um sistema de janela de arquitetura cliente/servidor? Quais são as três principais variantes?
    3. O que são eventos/mensagens em um sistema de janelas?
    4. O que você entende por despacho (dispatching) e processamento(handling) de eventos?
    5. Cite três sistemas de janelas.
  2. Resolver os exercícios 10.1, 10.3 e 10.10 da Ref. 3
  3. Escolha duas bibliotecas de componentes de técnicas de interação (por exemplo, Lesstif, gtk, visual C, XMotif, etc) e pesquise os componentes de técnicas de interação que elas suportam. Verifique a possibilidade da implementação das tarefas especificadas para o seu editor gráfico com auxílio destes componentes.

Sexta Lista

  1. Especifique as técnicas de interação do seu editor gráfico com uso do PPS.

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