Objetivos

  • Apresentar um paradigma para apoio à elaboração de um pré-despacho, no qual os recursos gráficos desempenham um papel fundamental para prover uma representação mais legível, intuitiva e eficiente dos dados, além de mecanismos de interação para a análise dos dados;
  • Reduzir o trabalho mental que os operadores dispendem na interpretação dos dados envolvidos no planejamento do sistema elétrico através de uma proposta de visualização eficiente destes dados, fornecendo novos subsídios para a solução dos problemas e melhorando a qualidade e confiabilidade das decisões tomadas. A representação proposta deverá funcionar como uma espécie de tradutor entre os processos mentais de tomada de decisões dos usuários e os recursos propiciados pela tecnologia, e vice-versa. Em outras palavras, nossa solução consiste em substituir o ser humano pelo computador na construção de um conjunto de diagramas unifilares geo-referenciados em um espaço de tempo específico, o que pode facilitar a localização das sobrecargas e a determinação das restrições essenciais aos algoritmos de simulação de pré-despacho.
  • Apoiar, com maior eficiência, os engenheiros e operadores na detecção de possíveis sobrecargas nas linhas de transmissão. Dadas determinadas condições de demanda, os usuários poderão experimentar iterativamente cenários alternativos de geração, até que uma configuração satisfatória em termos das restrições operacionais e de planejamento a longo e médio prazo seja atingida. É importante salientar que nossa proposta é fornecer apoio às tomadas de decisões a nível gerencial de planejamento da operação, e não a nível de monitoramento em tempo real, onde outras restrições se fazem necessárias.
  • Contribuir com o setor de energia brasileiro, portador de características peculiares que requerem um planejamento de sua operação adequado e cuidadoso. Esperamos que nossa proposta de um modelo de arquitetura para um sistema gráfico de suporte à elaboração do pré-despacho ativo possa amadurecer e ser aplicada com sucesso ao caso brasileiro, como uma importante ferramenta integrada a um sistema de maior porte.
  • Validar a factibilidade dessas idéias através de um projeto de interface, através do protótipo VisciPower.