Slide 10 de 18
Anotações:
Modelo direcionado a estudantes de medicina.
STIs baseiam-se em uma análise sofisticada de tarefas cognitivas para o desenvolvimento de modelos do aprendiz e do expert e são projetados para aprendizado individual.
STIs tendem a endereçar problemas bem construídos em domínios bem estruturados e construir uma base abrangente de conhecimento.
Aprendizado baseado em problemas (ABP) endereça problemas e domínios mal estruturados.
Um problemas mal estruturado requer mais informação do que a que está inicialmente disponível. A natureza do problema se desenvolve com o tempo. Não há forma simples e correta de se conseguir a informação necessária. Conforme se adquire informação, o problema muda. Decisões necessitam ser tomadas na ausência de conhecimento definitivo e não há certeza de ser ter tomado a decisão correta.
ABP é relativamente mal definido, ou seja, as interações dos estudantes não podem ser previstas.
Há desenvolvimento de programas assistidos por computador para suporte a ABP para facilitar a comunicação entre aprendizes, acesso a recursos e informação, armazenamento e recuperação de casos, monitoração do tutor, anotações e deliberações.