Slide 6 de 18
Anotações:
* O termo aprendiz, nesta discussão, tem o significado do ajudante de um mestre de determinado ofício, visando tornar-se um dia um mestre.
O modelo do aprendizado cognitivo baseia-se na metáfora do aprendiz trabalhando sob a tutela de um mestre e pode ser usado quando da existência de determinado tipo de problemas que possam ser trabalhados e resolvidos. Considerar os ambientes industriais e militares e a necessidade de “experts” para determinadas situações.
Sistemas tutores inteligentes incorporam sistemas de “coaching” que modelam o progresso do aprendiz e provêm dicas e suporte de acordo com o aumento de dificuldade nas atividades práticas.
Sistemas tutores necessitam:
- monitorar o desempenho dos aprendizes, evitando que se afastem da base, mas permitindo a exploração e a solução de problemas;
- ajudar na reflexão por parte dos aprendizes sobre seus desempenhos, permitindo a comparação com o desempenho dos outros (creio que de maneira impessoal, usando médias, mínimos e máximos);
- usar exercícios para solução de problemas para avaliar o estado de conhecimento do aprendiz; mal entendidos e estratégias falhas podem (devem) ser identificadas; e também para criar o momento do aprendizado.