Slide 2 de 18
Anotações:
Inicialmente é interessante estabelecer observações para alguns termos usados no capítulo:
- cognitivo - relativo à aquisição de conhecimento; relativo aos elementos de percepção; baseado ou capaz de ser reduzido a conhecimento factual e empírico;
- educação - desenvolvimento das faculdades físicas, morais e intelectuais do ser humano; o campo de estudo que lida principalmente com métodos para ensino e aprendizado em escolas;
- instrução - a ação, prática ou profissão de um educador;
- em geral, há uma preocupação grande em diferenciar educação de instrução, tendo o primeiro conceito uma conotação formal, genérica e teórica, enquanto o segundo, uma conotação mais específica, profissional e prática, diretamente relacionada com algum trabalho; o que, aparentemente, não ocorre neste trabalho, ou seja, apesar de se tratar de termos diferentes, os mesmos são usados de maneira complementar, como decorre das definições anteriores;
- epistemologia -teoria ou ciência da origem, natureza e limites do conhecimento.
Psicólogos cognitivos têm mostrado interesse nos assuntos relacionados a projeto de modelos e têm testado suas idéias desenvolvendo protótipos de modelos de ensino. Modelos estes fortemente amparados na teoria cognitiva de aprendizado.