Métodos

Em Java, a definição de um método em uma classe é expressa dentro do corpo da classe como um bloco na forma:

     [modificador]  tipo  nome(argumentos) {
          corpo do método
     }

onde o nome (um identificador válido) e o tipo dos argumentos constituem a assinatura do método. O tipo é um indicador do tipo de retorno do método, que pode ser um dos tipos primitivos da linguagem, um tipo de objeto (nome de classe ou interface), ou void se não houver nenhum valor de retorno.

O modificador (opcional) é uma combinação de um especificador de visbilidade (public, protected ou private), de um especificador de redefinição (abstract ou final) e de um especificador de escopo (static).

Métodos são essencialmente procedimentos que podem manipular atributos de objetos para os quais o método foi definido. Além dos atributos de objetos, métodos podem definir e manipular variáveis locais; também podem receber parâmetros por valor através da lista de argumentos.

Uma boa prática de programação é manter a funcionalidade de um método simples, desempenhando uma única tarefa. O nome do método deve refletir de modo adequado a tarefa realizada. Se a funcionalidade do método for simples, será fácil encontrar um nome adequado para o método.

Como ocorre para a definição de atributos, a definição de métodos reflete de forma quase direta a informação que estaria presente em um diagrama de classes UML, a não ser por uma diferença vital: o corpo do método.

Métodos de mesmo nome podem co-existir em uma mesma classe desde que a lista de argumentos seja distinta, usando o mecanismo de sobrecarga.