Uma promissora técnica de inferência de demanda de usuários e de tráfego em sistema público de transporte na Universidade Estadual de Campinas a partir da trajetória dos veículos
Trabalho de
conclusão do curso
Flávio Tonioli
Mariotto
Daniel Xavier Silva
Julho/2019
O uso de GPS para localização e rastreamento de ônibus no transporte
público, produz um histórico de dados de localização que pode ser utilizado
para obtenção de indicadores, associados a grandezas físicas relativas ao deslocamento
e paradas em pontos de ônibus. Com tais indicadores, nesse estudo é proposta
uma metodologia com utilização de Analítica Visual para inferir condições de
tráfego e demanda de passageiros a serem utilizados no planejamento de linhas
de suporte, com uso de ônibus elétricos, aos atuais circulares na Universidade
Estadual de Campinas - Unicamp. A metodologia contempla um modelo
espaço-temporal, executado em back-end, e dois modelos de visualização
para o front-end, com gráficos interativos, para a avaliação de demanda
de passageiros e de condições de tráfego. Os dados utilizados são provenientes
de ônibus circulares internos à universidade e os resultados puderam apontar os
locais, horários e períodos do ano com maior utilização dos serviços de transportes,
bem como condições de tráfego existentes.
Front-end – Painel de visualização de grandezas físicas (Indicadores)
Front-end – Painel de visualização de grandezas físicas (Mapa temático)
Front-end – Painel de Análise de tráfego
Modelos funcionais
disponíveis on-line
Painel Circulino
(Grandezas físicas)
Painel de visualização
para análise de tráfego
Artigo
F.Mariotto D.Xavier Inferencia demanda trafego transporte.pdf
Apresentação
Trabalho IA376A - Demanda Circulino APRESENTADO em 2019-06-27.pdf
Fontes:
Back-end: Espaco-temporal -
Rastreamento.zip
Front-end: Painel Circulino.zip
Front-end: Painel Analisador de Histórico de Tráfego.zip
Instruções de instalação e utilização.txt