CSG - Constructive Solid Geometry

Constructive Solid Geometry é uma técnica que permite que um objeto seja definido como uma combinação Booleana de outros objetos. Um sólido é definido como um conjunto de superfícies que encerram um espaço. Estas superfícies devem fechar completamente este espaço de forma que qualquer ponto esteja, ou dentro, ou fora do sólido. O interior de um sólido apresenta um volume finito, enquanto seu exterior apresenta um volume infinito.

Na Interface RenderMan, um sólido primitivo provém das superfícies geométricas primitivas. Sólidos compostos são formados de sólidos primitivos ou de outros sólidos compostos.

As operações que podem ser efetuadas entre sólidos de maneira a formar sólidos compostos são: união, intersecção e diferença.


Exemplos

A seguir encontram-se alguns exemplos explicativos dos três tipos de operações da técnica CSG.


Diferença

A operação diferença entre dois sólidos resulta numa imagem que seria como se o segundo sólido fosse subtraído do primeiro.

Diferença(rib)

Sólidos primitivos utizados na operação diferença
A imagem acima representa o cilindro sendo subtraído da esfera.


Intersecção


A operação intersecção entre dois sólidos resulta numa imagem apresentando somente as partes comuns aos dois sólidos.

Intersecção(rib)

Sólidos primitivos utizados na operação intersecção
A imagem acima representa a intersecção entre o cilindro e a esfera.


União


União (rib)
A operação de união entre dois sólidos resulta numa imagem apresentando os dois sólidos em conjunto.
A imagem acima representa a união entre o cilindro e as duas esferas.

Sólidos primitivos utizados na operação união


Objeto mais complexo


Chave de boca (Diferença, União e Intersecção juntos) (rib)
O objeto ao lado é formado utilizando-se juntamente os três tipos de operações.
A imagem acima utiliza as três operações entre os diversos sólidos presentes na imagem ao lado.

Sólidos primitivos utizados para a construção da chave-de-boca


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