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Resumo reunião do CONSU - 24.06.2003: 1. Reunião Extraordinária de 2003
Pauta: Apresentação dos dados sobre o vestibular da UNICAMP para subsidiar a discussão sobre políticas afirmativas para inclusão social.
Início do CONSU: 9:30 horas
1. Expediente
Houve intervenções no expediente tratando de:
- solicitando esclarecimentos sobre a questão previdenciária:a principal ação esclarecida é a iniciativa dos 3 reitores (UNICAMP, USP, UNESP) de realizar uma reunião em Brasília com a bancada de deputados paulistas. Não há ainda data prevista.
- icms/reforma tributária: foi esclarecido que há um artigo na proposta de reforma tributária que deve merecer nossa especial atenção pois o mesmo implica na tributação em 20% dos Fundo de Pesquisa (Fundões). Com relação ao ICMS foi esclarecido que a questão preocupa mas ainda não há alarme. O comprometimento da UNICAMP em junho foi de 104% e na média do ano corrente 89,5%).
2. Ordem do Dia (não houve item para votação)
Foi distribuído pela SG aos membros do CONSU uma cópia dos projetos em análise na Ass. do Estado de S. Paulo.
Antes do início da palestra o Reitor colocou 3 preocupações que considera guias da discussão:
- qualificação dos estudantes que entram na Universidade
- autonomia Universitária
- haver uma política de inclusão
Palestra: Vestibular Nacional UNICAMP
Parte 1: Perfil Sócio-econômico. (Prof. Leandro R. Tessler, Coord. Executivo COMVEST)
Parte 2: Condições socio-econômicas e educacionais dos ingressantes/concluintes antes do vestibular e ao longo do curso de graduação. (Prof. Renato H. de L. Pedrosa - Coord. Pesquisa da COMVEST)
Se houver interesse no conteúdo das palestras elas seão distribuídas aos membros do CONSU (por exemplo aos diretores) em formato de papel e eletronico.
Foram apresentados inúmeros dados relativos ao Vestibular UNICAMP no período 1994-1997 com o objetivo de responder à questão: O vestibular escolhe bem ou discrimina alguma população ? Foi feita para isso uma comparação das condições socio-econômicas e educacionais dos ingressantes/concluintes antes do vestibular e ao longo do curso de graduação.
- população: 1994-1997 (total de 7094 ingressantes)
- evasão no período: cerca de 30% (praticamente igualmente distribuídos entre alunos provenientes de escolas particulares, públicas, misto (estudou em part. e publ.)
- graduados: 4955 (só para estes foi feito o estudo)
Os alunos foram distribuídos em 6 faixas de acordo com a nota de vestibular (G1 aqueles com nota < 40 , etc até G6 com nota entre 61 e 82).
Conclusões: (resumo)
- o vestibular UNICAMP não discrimina com relação à origem escolar. O percentual de inscritos e aprovados para alunos considerando a origem escolar - escolas particulares, públicas, misto - é praticamente idêntico;
- para todas as faixas (G1 a G6, acima) houve melhora escolar do aluno (comparando a nota de ingresso com o CR normalizado ao final do curso);
- a melhora foi mais acentuada nos alunos oriundos de escolas públicas;
- foram levantados dados sobre fatores outros (além da nota no vestibular, ou a sua preparação anterior à UNICAMP) que influenciam o desempenho do aluno;
- houve uma queda de inscrição de alunos oriundos de escolas públicas.
No próximo CONSU será definido um Grupo de Trabalho para detalhar a questão e trazer subsídios ao CONSU.
Fim do CONSU: 12:00 horas
Atualização : 25/junho/2003