LISTA DE EXERCÍCIOS
Aula 1 - Introdução à Ciência Cognitiva
- Como podemos relacionar a ciência cognitiva e a inteligência artificial ?
- Por que podemos dizer que a ciência cognitiva é uma ciência ?
- O que significa "cognição"
- Como podemos definir "ciência cognitiva"
- O que é mente ? Quais os processos usualmente relacionados à idéia de "mente" ?
- Explique quais são os três níveis de descrição do fenômeno mental, e do que trata cada um deles.
- Descreva os três principais problemas filosóficos relacionados à questão da mente.
- Explique quais são as principais disciplinas que integram a visão tradicional da ciência cognitiva.
- Explique o que é a visão ampliada da ciência cognitiva.
Aula 2 - Ciência Cognitiva e Filosofia da Mente
- Explique o que é o introspeccionismo e quando esse método científico foi utilizado na ciência cognitiva.
- Explique o que foi o behaviorismo e como ele se contrapunha frontalmente ao introspeccionismo.
- Explique quais foram os inputs teóricos fundamentais para a ciência cognitiva.
- Explique quais são os pressupostos centrais da ciência cognitiva.
- Explique o modelo de mente segundo Descartes.
- Explique o que é epistemologia
- Explique as principais diferenças entre o racionalismo e o empirismo, e porque podemos dizer que modelo de Kant foi unificador em relação a estes.
- Explique o modelo de mente segundo o programa lógico-empirista
- Explique qual a importância de Wittgenstein para a ciência cognitiva.
- Explique o modelo de mente segundo Carnap.
- Explique a crítica que Ryle faz ao dualismo.
- Explique o modelo de mente trazido pelo funcionalismo.
- Explique o que são Sistemas Intencionais.
- Explique o modelo de mente segundo Fodor.
Aula 3 - A Ciência Cognitiva e a Psicologia
- Explique por que Kant questionava se a Psicologia poderia ser chamada de uma ciência.
- Qual foi a estratégia de Fries, Herbart e Beneke de forma a possibilitar que a Psicologia fosse chamada de ciência.
- Explique por que o uso de prismas para distorcer nossa visão de mundo contestava a proposição de que temos idéias inatas de espaço.
- Explique a visão de Brentano da psicologia.
- Explique os princípios fundamentais por trás da visão de Wundt da psicologia.
- Explique os experimentos realizados por Ebbinghaus e por que esses experimentos contestavam a visão introspeccionista de Wundt.
- Explique por que os experimentos de Marbe tornavam possível a idéia de pensamentos sem imagens.
- Qual era, segundo a visão de William James a marca distintiva da mentalidade. Explique.
- Explique a visão behaviorista de psicologia.
- Explique o que é Gestalt e o que foi a Psicologia da Gestalt.
- Explique a abordagem esquemática de Bartlett.
- Explique o que era o "Mágico Número 7", segundo Miller.
- Explique a modelagem do processamento perceptivo segundo Cherry e Broadbent.
- Explique a abordagem estratégica de Bruner.
- Explique o que foi a psicologia cognitiva e quem foram seus maiores expoentes.
Aula 4 - Ciência Cognitiva e Inteligência Artificial
- Explique a diferença entre as "visão fraca" e "visão forte" da inteligência artificial.
- Explique o debate "Generalistas" x "Especialistas" nos primórdios da inteligência artificial.
- Explique o que foi o "Logical Theorist" de Newell e Simon.
- Explique o que foi o "General Problem Solver" de Newell e Simon, e como ele se comparava ao Logical Theorist.
- Explique o que seria um "Sistema Simbólico Físico", e quais as propriedades que este poderia conferir ao sistema.
- Explique as principais críticas ao programa de Newell e Simon.
- Explique por que McCarthy entendia que a linguagem LISP seria a linguagem mais adequada para sistemas de inteligência artificial.
- Explique o que foi o SHRDLU e quais suas capacidades e limitações.
- Quais as principais críticas que se faziam aos programas de inteligência artificial generalistas, e qual seria uma possível opção.
- Explique o que foi o debate Homem x Máquina, e quais as principais conclusões resultantes desse debate.
- Explique por que no início dos anos 70 houve um grande desânimo em relação à inteligência artificial.
- Explique o que são os Scripts propostos por Schank e Abelson.
- Explique o que são os Frames propostos por Minsky.
- Explique o argumento do Quarto Chinês de Searle.
- Qual é a principal crítica que o argumento do quarto chinês traz em relação à inteligência artificial ?
- Explique o que é intencionalidade, segundo Searle.
- Explique a crítica que Pylyshyn faz ao conceito de intencionalidade de Searle.
- Explique a proposta de Bloomfield à Linguística.
- Explique como um falante se ajusta à realidade em função da língua, segundo as idéias de Whorf e Sapir.
- Explique o que foi a Gramática Transformacional de Chomsky, e quais as grandes inovações em relação aos modelos então vigentes.
- Explique a afirmação de Chomsky de que temos uma "Gramática Natural".
- Explique qual o potencial de uso do conceito de Gramática Gerativa na inteligência artificial.
- Explique qual a relação da Antropologia com a Ciência Cognitiva.
- Qual era a principal questão discutida dentro da Antropologia, relacionada à Ciência Cognitiva ?
- Explique a Antropologia Científica de Boas.
- Explique a Antropologia Estrutural de Levy-Strauss.
- Explique a importância dos mecanismos simbólicos na experiência, segundo Sperber.
- Explique quais as questões hoje consensuais com relação à Antropologia e a Ciência Cognitiva.
- Explique o que foi o debate Localizacionismo x Holismo na Neurociência.
- Explique o que era a Frenologia de Gall e quais os seus princípios mais questionáveis.
- Explique o que é a ablação e como esta é usada na neurociência.
- Explique a importância de Lashley na Neurociência.
- Explique por que a proposta de Hebb era conciliadora no debate localizacionismo x holismo.
- Qual foi a grande contribuição trazida por Hubel e Wiesel ?
- Explique as diferenças entre os hemisférios esquerdo e direito do cérebro, segundo Sperry.
- Explique as descobertas de Luria com relação a dominância dos centros nervosos em diferentes estágios do desenvolvimento do organismo.
- Explique qual foi a grande descoberta que Kandel trouxe em relação à Aplysia Californica. Por que podemos considerar esse desenvolvimento importante ?
- Explique o que é o cérebro holográfico de Pribram.
- Explique o que é o Neuro-Darwinismo de Edelman.
- Explique a proposta de modelagem do cérebro utilizando atratores caóticos segundo Freeman.
- Explique o que é o Código Cerebral segundo Calvin.
- Explique como as unidades mínimas de replicação podem se reproduzir e propagar, de acordo com a teoria de Calvin.
- Quais seriam os problemas que ocorrem de maneira mais frequente na Ciência Cognitiva ?
- Explique o que é o "problema mente-corpo".
- Explique o que é o "dualismo de substância".
- Explique o que é o "dualismo de propriedades". Como ele se diferencia do "dualismo de substância" ?
- Explique o que é "epifenomenalismo", e como este se insere dentro do problema mente-corpo.
- Explique o que é o "fisicalismo", e como este se insere dentro do problema mente-corpo.
- Quais seriam os principais problemas em se aceitar o fisicalismo como uma solução para o problema mente-corpo ?
- Explique a relação entre "emergentismo", "funcionalismo", "behaviorismo" e "superveniência", em relação ao problema mente-corpo.
- Explique a proposta do materialismo eliminatista para o problema mente-corpo.
- Explique o que é o problema de "outras mentes".
- Explique o que é o problema do "cérebro em uma cuba".
- O que é Qualia ? Explique por que este é um problema ?
- Explique o problema da fundamentação do símbolo (symbol grounding problem). Qual a sua conexão com o argumento do quarto chinês de Searle ?
- Explique o problema do Enquadramento (Frame Problem).
- Explique o problema do Enquadramento de Referência (Frame-of-reference Problem).
- Explique o que é GOFAI.
- Explique o que é a Teoria Computacional da Mente.
- Explique o que é o paradigma cognitivista na Ciência Cognitiva.
- Quais os principais problemas que levaram o cognitivismo a ser fortemente criticado dentro da ciência cognitiva ?
- O que é a Teoria do Homúnculo, dentro do paradigma cognitivista ?
- De maneira sumária, quais as características fundamentais do cognitivismo, que o diferenciam do conexionismo e do dinamicismo ?
- O que é o conexionismo, e como ele se compara ao cognitivismo ?
- O que é uma "representação sub-simbólica" ?
- Existe "representação" no modelo conexionista ? Explique.
- De onde surgiu o paradigma dinamicista na ciência cognitiva ?
- Quais as principais características do modelo dinamicista ?
- Qual a principal diferença do modelo dinamicista, quando comparado aos modelos cognitivista e conexionista ?
- Onde ocorre a cognição no modelo dinamicista ?
- Explique o que é "Cognição Situada e Incorporada".
- Por que dizemos que a "cognição situada e incorporada" é um modelo dinamicista ?
- O que é Anti-Representacionalismo ?
- Qual a situação atual com relação aos paradigmas cognitivista, conexionista e dinamicista na ciência cognitiva ?
- Para cada um dos paradigmas - cognitivista, conexionista e dinamicista, dê um exemplo de experimento que poderia ser classificados segundo estas classificações.
- Podem haver máquinas (robôs) dotados de
inteligência comparável à humana ? Explique. - Poderíamos dizer que esses robôs possuem
“experiência” ? Explique. - Robôs poderiam ter emoções ? Explique.
- Explique a importância da Robótica Móvel na ciência cognitiva.
- O que é a Robótica Baseada em Comportamentos ? Qual é o seu principal contribuidor ?
- Explique o que é a Arquitetura de Subsunção. Qual a principal diferença com relação às arquiteturas convencionais ?
- Explique o que são Robôs-Insetos, e para que servem. Cite exemplos de pesquisadores que os estudaram.
- Explique o que são Robôs Humanóides. Para que servem ?
- Explique os 4 fatores fundamentais que orientam as pesquisas em robôs humanóides. Quem propôs esses fatores ?
- O que é Cog, e o que ele faz de interessante ?
- Qual o principal uso dos robôs H6 e H7 ?
- O que são os robôs Waseda ? Quais os principais estudos que eles fomentaram ?
- O que é Asimo, e o que ele faz de interessante ?
- Como você compararia o Asimo com o Cog ?
- Compare o robô Asimo com o QRIO.
- Qual o propósito de se estudar emoções em robôs ?
- É possível emular emoções em robôs, ou somente simulá-las ? Explique a diferença.
- O que é o Kismet ? Qual a relação do Kismet com o estudo de emoções ?
- O que é o Aibo, e o que ele faz de interessante ?
- Explique o que é Robótica Co-Evolutiva, e como essa se diferencia da Robótica Evolutiva.
- Explique o que são Animats e como este conceito está relacionado ao conceito de agentes.
- Explique o que é um Avatar, dentro do contexto de criaturas artificiais.
- Como o conceito de criatura artificial está relacionado à cognição situada e incorporada ?
- Aponte as vantagens e as desvantagens de se utilizar ambientes simulados, no contexto de criaturas artificiais.
- Para desenvolver um experimento com agentes situados, precisamos definir as características do ambiente (mundo) e do agente. Quais seriam essas características ?
- Que tipos de tarefas ou comportamentos deveriam ser esperados em experimentos com criaturas artificiais ?
- Explique o que é o Khepera, e proponha 3 tipos de experimentos que poderiam ser realizados com ele.
- Para que serve a plataforma Webot e quais suas vantagens/desvantagens em relação ao Khepera ?
- Explique o que são as "criaturas de Braitenberg" e qual a sua importância.
- Explique o que são as criaturas virtuais de Karl Sims e qual sua importância.
- Explique o experimento PolyWorld de Yaeger e descreva algumas de suas características.
- Explique o que é o projeto "Creatures" de Stephen Grand, e descreva qual foi seu uso e peculiaridades da arquitetura utilizada.
- O que é uma "Mente Artificial" ? Quem popularizou o seu conceito ?
- Quais os sistemas necessários para uma criatura artificial completa, segundo Balkenius ? Como eles devem interagir entre si ?
- O que faz um módulo motivacional em uma criatura artificial ?
- Descreva os 4 tipos de comportamentos elementares em uma criatura artificial, segundo Balkenius.
- Explique o que é aprendizagem categorial.
- Explique a diferença entre aprendizado imediato e aprendizado por reforço repetitivo, e qual sua importância em experimentos com criaturas artificiais.
- Explique a diferença entre aprendizado prematuro, aprendizado síncrono e aprendizado tardio.
- Como podemos avaliar uma pesquisa em Criaturas Artificiais ? Quais os problemas que envolvem essa avaliação ?
- O que são Arquiteturas Cognitivas, e para que servem ?
- Dê o exemplo de algumas questões em aberto atualmente na área de Arquiteturas Cognitivas
- Com relação a suas estruturas essenciais, quais seriam os possíveis tipos de arquiteturas cognitivas ?
- Exemplifique 4 requisitos desejáveis de possíveis arquiteturas cognitivas.
- Quais são as arquiteturas cognitivas mais famosas na literatura ? Elas são arquiteturas simbólicas, conexionistas ou híbridas ? Justifique.
- Explique o que são criaturas darwinianas, segundo Dennet e descreva seu mecanismo de funcionamento básico.
- Explique o que são criaturas skinnerianas, segundo Dennet e descreva seu mecanismo de funcionamento básico.
- Explique o que são criaturas popperianas, segundo Dennet e descreva seu mecanismo de funcionamento básico.
- Explique o que são criaturas gregorianas, segundo Dennet e descreva seu mecanismo de funcionamento básico.
- Descreva, utilizando um diagrama, uma arquitetura cognitiva típica, utilizando os módulos que mais se repetem nas diferentes propostas de arquiteturas cognitivas encontradas na literatura.
- Explique a arquitetura CogAff de Aaron Sloman, detalhando o significado de cada uma de suas camadas.
- Qual a diferença entre as arquiteturas "CogAff" de Sloman e "Cognitiva" de Imbert ?
- Explique como, segundo Franklin, se deu a evolução nas arquiteturas cognitivas.
- Apresente 3 critérios objetivos por meio dos quais seja possível comparar duas arquiteturas cognitivas diferentes.
- Explique o que é ACT-R.
- Explique os diferentes componentes do ACT-R, e como estes se organizam nesta arquitetura.
- Explique a relação entre as estruturas simbólicas e sub-simbólicas no ACT-R.
- O ACT-R é uma arquitetura conceitual ou um programa de computador ? Explique.
- Explique a diferença entre conhecimento procedural e conhecimento declarativo.
- Explique o que são "chunks" na arquitetura ACT-R.
- Explique o que são "buffers" na arquitetura ACT-R.
- Explique para que serve o mecanismo de resolução de conflitos do ACT-R.
- Explique o que são produções na arquitetura ACT-R e dê um exemplo de uma produção.
- Explique quais são as ações que podem ser executadas sobre um buffer ACT-R.
- Explique o que é um modelo ACT-R.
- Explique o que é SOAR.
- Explique os principais componentes do SOAR e como estes se conectam.
- Qual o papel e a importância do "procedimento de decisão" no SOAR ?
- Explique o que é um "impasse" no SOAR e para que pode ser utilizado.
- Explique os diferentes mecanismos de aprendizagem disponíveis no SOAR.
- Explique como é o procedimento de "chunking" no SOAR, e para que ele serve.
- Explique o que é um WME (Working Memory Element) e que tipo de conhecimento ele pode armazenar.
- Explique o que são e para que servem as "preferências" no SOAR.
- Faça uma comparação entre o ACT-R e o SOAR. Quais as principais semelhanças e as principais diferenças ?
- Qual a importância do conceito de representação nas ciências cognitivas ? O que isso tem a ver com semiótica ?
- Não existe nenhum tipo de representação nos modelos anti-representacionalistas de cognição ? Explique.
- Explique a diferença entre o Physical Symbol Systems Hypothesis e o Semiotic System Hypothesis de Fetzer.
- Explique o que são Sistemas Semióticos segundo Fetzer, e como poderíamos identificar que um sistema é ou não semiótico.
- Em princípio, qual é o modelo de cognição proposto por Charles Sander Peirce ? Explique.
- Explique o que é um signo, para Peirce.
- Explique os três tipos de signos, em relação ao seu objeto, segundo Peirce.
- Explique a diferença entre sistemas reativos e sistemas semióticos.
- Explique por que o Watt Governor estudado por Bechtel é um sistema semiótico e não um sistema reativo. Que tipo de sistema semiótico ele é ? Por que ?
- Explique por que poderíamos argumentar que um sistema antecipativo, segundo Rosen, poderia ser visto como um sistema simbólico.
- Explique por que a semiótica Peirceana pode ser vista como de grande potencial dentro das ciências cognitivas.
- (não há exercícios)
- Explique o que é Percepção e como esta se relaciona com a Realidade.
- Explique a relação entre percepção e consciência. Podem existir percepções inconscientes ?
- Explique o que é um percepto.
- Explique a diferença entre percepção de baixo nível e a percepção de alto nível.
- Explique a correlação entre uma ontologia sensorial e uma ontologia objetiva em um sistema perceptivo.
- Explique o que é "affordance", segundo o conceito de Gibson.
- Qual a diferença entre o modelo de Gibson e o modelo de Norman para "affordances" ?
- Explique as três funções da atenção em uma mente.
- Explique o modelo Spotlight de atenção espacial.
- Explique a relação entre atenção e consciência.
- Explique a diferença entre atenção exógena e atenção endógena.
- O que é "priming" ? Dê exemplos.
- Explique o que é "saliência" e qual sua relação com atenção.
- Explique o que é a arquitetura "Copycat", descrevendo seus componentes.
- Qual a função da "Slipnet" na arquitetura "Copycat" ?
- Explique o que é a arquitetura "Metacat" e como ela se diferencia da "Copycat".
- Explique o que é a arquitetura "Madcat" e como ela se diferencia da "Copycat".
- Explique o que é a arquitetura "Starcat" e como ela se diferencia da "Copycat".
- Dê exemplos de mecanismos de percepção de baixo nível e de algumas técnicas que as implementem.
- Explique quais as principais funcionalidades da memória.
- Explique qual a correlação entre memória e a identidade de um indivíduo.
- Explique os diferentes tipos de memória.
- Explique os três diferentes mecanismos onde as memórias podem ser implementadas em um ser humano.
- Explique o que é uma memória sensorial, diferenciando entre memória icônica e memória ecóica
- Poderiam existir outros tipos de memória sensorial, além das memórias icônica e ecóica ?
- Explique o que é a memória de trabalho, e quais as funções cognitivas que fazem uso desta
- Explique o que é o "central executivo" e qual sua relação com a memória de trabalho
- Como se divide a memória de trabalho, segundo Baddeley ?
- Explique o que é o Sketchpad Visuo-Espacial e qual sua utilidade
- Explique o que é o Loop Fonológico e qual sua utilidade
- Explique o que é o Buffer Episódico e qual sua utilidade
- Qual a diferença entre o Buffer Episódico e a Memória Episódica ?
- Explique o que é uma Memória Não-Declarativa e quais seus sub-tipos
- Explique o que é uma Memória Perceptual, e dê um exemplo.
- Explique o que é uma Memória Procedural, e dê um exemplo.
- Explique a diferença entre aprendizagem associativa e não-associativa.
- Explique a diferença entre habituação e sensitização.
- Explique a diferença entre condicionamento clássico e condicionamento operante.
- Explique o que é uma memória declarativa e quais os seus principais sub-tipos.
- Explique a diferença entre memória episódica e memória semântica.
- Explique qual a diferença entre memória episódica e memória autobiográfica.
- Caracterize, com relação a ser consciente/inconsciente, as memórias perceptual, procedural, episódica e semântica.
- Explique as principais maneiras como a memória pode ser estudada em seres humanos e animais.
- Descreva qual é o "estado da arte" em relação ao desenvolvimento de memórias em sistemas artificiais, considerando-se cada tipo diferente de memória (perceptual, procedural, episódica, semântica).
- Descreva alguns exemplos de sistemas artificiais que implementem memórias episódicas e avalie suas limitações.
- Explique o que é e como funciona uma memória de Kanerva.
- Explique quais os principais desafios hoje com relação ao estudo de memórias artificiais e aponte quais as questões que podem ser consideradas "em aberto" com relação a isso.
- Tente explicar, em suas próprias palavras, o que você entende por uma "emoção".
- Qual a relação entre o termo "emoção" e termos correlatos, como motivações, afetos, necessidades, sentimentos, desejos, impulsos, vontades, drives, etc.
- Explique o estudo pioneiro de Hull sobre comportamento, e qual sua relação com o estudo de emoções artificiais.
- Qual é conceito de emoção, segundo Ortnony, Clore e Collins ? Qual a relação entre emoções e afetos, neste modelo ?
- Explique a diferença entre emoção e sentimento, de acordo com Damásio.
- Explique a diferença entre emoções primárias e emoções secundárias, segundo Damásio.
- Explique o que Sloman entende por emoções.
- Explique os três tipos de tarefas envolvendo emoções, no conceito de computação afetiva de Picard.
- Explique como Picard propõe o teste do "desempenho emocional" de um sistema.
- Explique os três níveis (baixo, médio e alto) de representação de emoções, segundo Picard.
- Explique como Blumberg utiliza o conceito de emoções em suas criaturas artificiais.
- Explique o modelo de emoções definido por Cañamero. Qual a diferença entre motivações, drives e emoções neste modelo ?
- Explique o que é a dicotomia appraisal/arousal com relação a modelos de emoções.
- Faça uma análise dos diferentes modelos de emoções e as diferenças entre eles, com relação ao que seja uma emoção.
- Explique qual a conveniência de se utilizar "ações" para descrever o comportamento de uma criatura artificial.
- O que se entende por uma "ação", dentro do contexto de uma criatura artificial ?
- Explique as três naturezas de uma ação, dentro do contexto de uma criatura artificial.
- Explique a diferença entre uma Ação e uma Atividade, dentro do contexto de criaturas artificiais.
- Explique o que é uma "Tarefa", dentro do contexto de criaturas artificiais, e qual sua relação com o conceito de "Plano".
- Explique a diferença entre propósitos de baixo nível e propósitos de alto nível em criaturas artificiais.
- Explique a diferença entre métodos centralizados, distribuídos e híbridos de geração de comportamento em criaturas artificiais.
- Explique o que é um método de "Spreading Activation", como um mecanismo de seleção de ação.
- Explique o método Planejador/Executor de seleção de ação. Que tipo de método é esse ?
- Explique o método de Planejamento Hierárquico de seleção de ação. Que tipo de método é esse ?
- Explique as vantagens e desvantagens de métodos centralizados de seleção de ação.
- Explique a técnica de "Releasing Mechanisms" em métodos distribuídos de seleção de ação.
- Explique a técnica de "Pronomes" em métodos distribuídos de seleção de ação.
- Explique a dicotomia Persistência x Oportunidade em métodos distribuídos de seleção de ação.
- Explique o que é e como funciona a Rede de Comportamentos de Pattie Maes.
- Explique a diferença entre os métodos puramente reflexivos e os métodos baseados em modelo de mundo de navegação de ambientes.
- Explique o método de navegação por decomposição celular de ambiente.
- Explique o método de navegação por "Roadmaps a partir de Landmarks".
- Explique o método de navegação por campos potenciais.
- Explique o que significa SLAM.
- Explique o que se entende por Aprendizagem dentro do contexto de sistemas de cognição artificial.
- Explique o caráter dual do que se entende por aprendizagem em sistemas de cognição artificial.
- Explique os três domínios de aprendizagem, segundo Bloom.
- Explique a diferença entre habituação e sensitização, como métodos de aprendizagem não-associativa.
- Explique a diferença entre condicionamento clássico e condicionamento operativo (ou operante), como métodos de aprendizagem associativa.
- Explique como o robô "Darwin" desenvolvido por Edelman implementa um sistema de condicionamento clássico.
- Explique a diferença entre reforçamento positivo, reforçamento negativo, omissão e punição no mecanismo de condicionamento operante.
- Dê três exemplos de implementações computacionais envolvendo condicionamento operante
- Explique a diferença entre aprendizagem supervisionada, não supervisionada e por reforço em redes neurais.
- Explique o que é a aprendizagem cega (Rote Learning).
- Explique o mecanismo de "Imprinting"
- Explique como o ato de "brincar" pode ajudar na aprendizagem.
- Explique o que é a "aprendizagem dialógica"
- Explique como funciona a aprendizagem por analogia.
- Explique o que se entende por "Metacognição".
- Explique a diferença entre conhecimento metacognitivo, regulação metacognitiva e experiências metacognitivas.
- Dê três exemplos de metacognição, dentro do contexto de cognição artificial.
- Explique qual a finalidade da metacognição em sistemas de cognição artificial.
- Explique a diferença que Sun dá aos processos metacognitivos, classificando-os dentre explícitos e implícitos.
- Descreva os 2 experimentos desenvolvidos por Sun para caracterizar a meta-cognição.
- Como acontece a meta-cognição na arquitetura Clarion, de Sun ? Como ele consegue evidenciar que realmente ocorre meta-cognição nesta arquitetura ?
- Explique as variedades de meta-cognição segundo Sloman.
- Explique como ocorre a meta-cognição na arquitetura CMattie.
- Explique o que se pode entender por "Criatividade" em termos de cognição artificial.
- Explique a diferença entre "novidade" e "criatividade" em sistemas de cognição artificial.
- Explique o que é "inovação" e como esse conceito difere de criatividade em cognição artificial.
- Explique a diferença entre P-Criatividade e H-Criatividade segundo Boden.
- Explique a diferença entre criatividade combinacional, exploratório e transformacional, segundo Boden.
- Dê três exemplos de sistemas computacionais onde o conceito de criatividade artificial é explorado.
- Explique o que é "imaginação", dentro do contexto de cognição artificial.
- Quais os possíveis benefícios do processo de imaginação em um sistema de cognição artificial ?
- Explique a diferença entre imaginação produtiva e reprodutiva em sistemas de cognição artificial.
- Explique como como poderia ocorrer um "experimento mental" em um sistema de cognição artificial.
- Descreva os diferentes conceitos de imaginação ao longo da história da filosofia.
- Explique o que foi o "Imagery Debate" e quais as teorias que dele originaram.
- Explique o que seja a "Imaginação Computacional" e qual sua utilidade.
- Dê dois exemplos de sistemas computacionais envolvendo "imaginação computacional".
- Explique o que é são a visão nativista e a não-nativista em relação à evolução de linguagem.
- Qual a diferença entre protolinguagem e linguagem gramatical ?
- Existe um "período crítico" com relação ao aprendizado de linguagem ? Explique.
- O que é um "Sistema de Representação Primário", segundo Bickerton ?
- Explique o que é o "estágio de duas palavras" em termos da evolução da linguagem no ser humano. Especule sobre as possibilidades de sua reprodução em sistemas de cognição artificial.
- Explique a interação entre evolução biológica, aprendizado individual e transmissão cultural no modelo de aprendizagem iterativo, segundo Christiansen e Kirby.
- Explique a diferenca entre as 2 grandes áreas onde ocorrem experimentos de simulação de evolução de linguagem. Qual das duas concentra maiores iniciativas de pesquisa atualmente ?
- O que são Jogos de Linguagem ? Por que "jogos" e não "jogo" ?
- Descreva o experimento de Oliphant e Batali.
- Descreva o experimento de MacLennan.
- Como se dá a transmissão de palavras no experimento de Hutchins e Hazlehurst ?
- O que é o experimento Talking Heads ? Qual a sua importância nos estudos de evolução de linguagem ?
- Explique por que dizemos que o experimento Talking Heads utiliza uma população de agentes, se este só se utiliza de 2 robôs. É uma população de 2 ?
- Explique o experimento de Cangelosi.
- Explique as diferenças entre os jogos de observação, adivinhação e egoísta, segundo os experimentos de Vogt e Coumans.
- O que é estudado no experimento de Loula, Gudwin e Queiroz ?
- Como você descreveria a área de evolução de linguagem, dentro da ciência cognitiva ?
- Quais as oportunidades de pesquisa hoje na área de evolução de linguagem ?
- Como podemos entender o que seja consciência ? Qual a sua natureza ? Qual a sua função ?
- Explique o que sejam os conceitos biopsicológico, meta-cognitivo, psicoanalítico e fenomenológico de consciência.
- Existe um consenso na literatura com relação aos diferentes tipos de consciência ? Explique.
- Explique os 4 tipos de consciência segundo Block.
- Explique como poderíamos caracterizar as Teorias Computacionais da Consciência, segundo as dimensões Veículo-Processo e Especializada-Não-Especializada. Como poderíamos enquadrar as principais teorias nesse framework ?
- Explique as teorias de consciência com modelos localizados no espaço.
- Explique as teorias de consciência com modelos localizados no tempo.
- Explique os modelos darwinianos de consciência.
- Explique o que seja o modelo quântico de consciência.
- Explique o que é o Modelo do Global Workspace de Baars. Qual a sua importância/relevância no estudo de agentes cognitivos.
- Qual a posição de Daniel Dennet com relação ao "teatro da mente" ?
- Explique a proposta do grupo de Stan Franklin para consciência em agentes.
- Explique a proposta do grupo de Ron Sun para consciência em agentes.
- Explique a proposta de Riccardo Manzotti para consciência em agentes.
- Explique a proposta de Pentti Haikonen para consciência em agentes.
- Explique a proposta de Igor Aleksander para consciência em agentes.
- Faça uma comparação entre as propostas de Stan Franklin, Ron Sun, Riccardo Manzotti, Pentti Haikonen e Igor Aleksander para agentes com consciência.
- Explique a definição de Dennett de consciência, como colocada na página 210 do livro Consciousness Explained. Qual a função da consciência, segundo essa visão ?
- Explique como funciona o "Pandemonium" de Selfridge. Por que dizemos que esse experimento foi um dos precursores das Redes Neurais, como as conhecemos hoje ?
- Qual a mudança que Jackson incorporou ao "Pandemonium" de Selfridge, em seu artigo "Idea for a Mind" ?
- Explique a metáfora da Arena, segundo Jackson.
- Explique como Baars e Franklin se utilizaram das idéias de Jackson para criar um modelo computacional de consciência. Qual a principal inovação em relação ao modelo de Jackson ?
- Explique o que é o experimento VMattie de Franklin.
- Explique como Franklin utiliza a Slipnet em VMattie.
- Explique o que é a arquitetura CMattie e como esta se relaciona com o VMattie.
- Explique o que é a arquitetura IDA, de Franklin, e como esta se relaciona com o CMattie.
- Explique o que é a arquitetura ConAg de Franklin.
- Explique o que é o sistema CTS de Dubois.
- Explique o que é o "ciclo cognitivo" utilizado por Dubois na arquitetura CTS.
- Explique os diferentes tipos de codelets, utilizado por Dubois em sua arquitetura CTS.
- Supondo que a consciência trouxe uma vantagem competitiva aos seres que a desenvolveram, quais seriam as duas vantagens identificadas por Koch trazidas pela consciência ? Explique cada uma delas.
- Explique por que dizemos que ainda existe uma demanda por uma melhor formalização do modelo de consciência Baars-Franklin ?