Objetivos do Tópico

  • conceito de objeto
  • palavra chave new

  • Conteúdo

    É o foco da Programação Orientada a Objetos como percebemos pelo próprio nome.

    Uma maneira de enterdermos o objeto é imaginá-lo como resultado momentâneo de uma classe.

    Em Java esse resultado momentâneo é chamado de instância.

    Então dizemos que o objeto foi instanciado pela classe.

    Uma propriedade do objeto é esconder informações, é como dirigir um carro sem saber o que está por dentro, ou seja, para dirigir um carro não é necessário saber sobre embreagens ou amortecedores, uma mesma analogia pode ser feita para os objetos.

    Outra propriedade importante de objetos é saber que eles se comunicam através de interfaces (conjunto de métodos).

    Na Programação Orientada a Objetos métodos, atributos e objetos estão sempre amarrados.

    Em Java a palavra chave para se obter um objeto é new.

    Ao se criar um objeto usando a palavra chave new cria-se também um espaço na memória no qual o estado do objeto fica armazenado, diferentemente da classe que só fica na memória enquanto está sendo executada.

    O objeto pode ser qualquer coisa, no exemplo abaixo vamos definir um objeto como sendo um vetor.


    Exemplo.objeto


    v = new vector; // v é o nome do objeto e Vector é uma classe


  • Para saber mais consulte Bibliografia e Referências