Objetivos do Tópico
Label
ConteúdoLabel são usados para fornecer intruções em texto em uma interface gráfica. Um Label mostra uma simples linha de read-only text.
Uma vez que os Label s tenham sidos criados raramente muda-se seu conteúdo. Como outros objetos Label precisa ser instanciado através do construtor. Vários contrutores e métodos da classe Label estão mostrados abaixo. Class Label constructors and methodspublic Label ( )
Construtor cria o label - texto não é exibidopublic Label (String s , int alignment)
constrói um label que exibe o texto com o específico alinhamento. Possíveis alinhamentos são Label.LEFT, Label.RIGTH, Label.CENTER.public string getText ( )
retorna o texto contido no labelpublic void setText (String s) // exibe texto somente para leitura
nomeia o texto contido no label
O programa abaixo cria um Label e o adiciona a um applet. O programa mostra os métodos setText e getText.
import java.applet.Applet;
import java.awt.*;
public class MeuLabel extends Applet {
private Label label1,label2; }
public void init ( ) {
label1= new Label ( ) ; }
label1.setText ("Comece sem nada escrito");
label2 = new Label ("Texto somente de leitura");
add (label1);
add (label2);
public void paint (graphics g) {
g.drawstring ( " texto do label1 é : + label1.gettext (), 25, 40 ) ;
g.drawstring ( " texto do label2 é : + label1.gettext (), 25, 50 ) ;
}
Para saber mais consulte Bibliografia e Referências