Objetivos do Tópico

  • Label
  • Conteúdo

    Label são usados para fornecer intruções em texto em uma interface gráfica. Um Label mostra uma simples linha de read-only text.

    Uma vez que os Label s tenham sidos criados raramente muda-se seu conteúdo. Como outros objetos Label precisa ser instanciado através do construtor. Vários contrutores e métodos da classe Label estão mostrados abaixo.

    Class Label constructors and methods

    public Label ( )
    Construtor cria o label - texto não é exibido

    public Label (String s , int alignment)
    constrói um label que exibe o texto com o específico alinhamento. Possíveis alinhamentos são Label.LEFT, Label.RIGTH, Label.CENTER.

    public string getText ( )
    retorna o texto contido no label

    public void setText (String s) // exibe texto somente para leitura
    nomeia o texto contido no label


    O programa abaixo cria um Label e o adiciona a um applet. O programa mostra os métodos setText e getText.

    import java.applet.Applet;
    import java.awt.*;

    public class MeuLabel extends Applet {
    private Label label1,label2;

    public void init ( ) {
    label1= new Label ( ) ;

    label1.setText ("Comece sem nada escrito");

    label2 = new Label ("Texto somente de leitura");

    add (label1);
    add (label2);
    }

    public void paint (graphics g) {

    g.drawstring ( " texto do label1 é : + label1.gettext (), 25, 40 ) ;
    g.drawstring ( " texto do label2 é : + label1.gettext (), 25, 50 ) ;
    }
    }



  • Para saber mais consulte Bibliografia e Referências