Prototipação do Ambiente CALM Através de um Curso Java

Enéas Basso Júnior

Dezembro 1999

 

Sumário

Este material visa a implementação de um curso sobre a linguagem Java de Programação Orientada a Objetos, num ambiente de ensino via Web chamado CALM ( Computer Aided Learning Material ).

Para implementar o material foram observados dois enfoques distintos, os paradigmas educacionais e as técnicas computacionais de implementação do material projetado via hipertexto na WWW.

Os paradigmas educacionais se referem à necessidade ou não das notas e avaliações fornecidas aos usuários e a utilização de exercícios ou testes para avaliação dos usuários do sistema.

As técnicas computacionais se referem, principalmente, à escrita de hipertextos e às facilidades multimídias que podem ser oferecidas para o aprendizado.
 


 

Índice

            1. Introdução......................................................................................................................2

            2.Objetivo..........................................................................................................................2

            3.Conceitos e Ferramentas.............................................................................................. 3

                       3.1Método Científico para elaboração do material sobre a linguagem Java .......3

                       3.2Recursos Adicionais..........................................................................................6
 

            4.Atividades Desenvolvidas............................................................................................. 7

 
        4.1 Figura1 - Tópico................................................................................................ 8

        4.2 Figura2 - Exercício............................................................................................ 9

        4.3 Figura3 - Dica e Resposta sobre o Exercício...................................................10

        4.4 Figura4 - Teste...................................................................................................11

        4.5 Figura5 - Grafo...................................................................................................12
 

5.Avaliação dos Resultados............................................................................................. 13

6.Conclusão........................................................................................................................ 15

7. Referências e Bibliografia.............................................................................................. 16


 



 
 

1.INTRODUÇÃO

Esta atividade está inserida no projeto Sapiens (Sistema de Apoio à Aprendizagem e Ensino) que trata sobre tecnologia-educacional e envolve três grupos de pesquisas brasileiros.

Faz parte do Sapiens, como protótipo para avaliação de propostas, o CALM (Computer Aided Learning Material) que entre seus objetivos tem o de ser um suporte para o aprendizado do ensino teórico e de laboratório oferecido nas faculdades.

Este projeto de iniciação científica visa desenvolver um material (curso) extra-curricular sobre a linguagem de programação Java que se encaixe nos moldes do CALM.

É importante notar neste relatório dois enfoques, o que se refere ao aluno que irá utilizar-se do sistema para o seu aprendizado e ao autor de projetos semelhantes a este.

Este relatório descreve como foi desenvolvido o curso, o método educacional utilizado, o método científico desenvolvido para obtenção do modelo final.

O relatório também contém o ferramental de apoio utilizado para fornecer suporte ao CALM, as atividades desenvolvidas, exemplos do curso e no final uma visão crítica sobre o projeto e as sugetões para os próximos trabalhos.
 
 
 
 

2.OBJETIVO

O objetivo do curso é desenvolver um material de apoio e de consulta personalizado sobre a linguagem computacional de Programação Orientada a Objetos Java, tendo por base o sistema CALM para interagir com o aluno oferecendo-lhe um estudo via Web com as facilidades computacionais existentes e estimulando-o ao estudo.
 
 
 


 
 

3.CONCEITOS E FERRAMENTAS

Este material está englobado em um projeto educacional mais amplo, o projeto Sapiens, que pretende especificar e implementar um ambiente computacional para o apoio à aprendizagem utilizando as facilidades oferecidas pela infra-estrutura de informação global.

Dentro deste projeto Sapiens foi desenvolvido o CALM, que é o ambiente educacional desenvolvido para funcionar na WWW e atender às especificações do projeto Sapiens.

Este projeto de iniciação científica tem como objetivo implementar um material didático sobre a linguagem Java que esteja de acordo com a filosofia e os requisitos de interação do ambiente CALM.

3.1 Método Científico para elaboração do material sobre a linguagem Java

Para elaborar o material foi desenvolvido e usado um método científico que consiste em:

. Especificação do problema

- Como implementar um material didático sobre a linguagem Java que esteja de acordo com a filosofia e os requisitos de interação do ambiente CALM ?

. Hipóteses

- Divisão do material em níveis de subjetividade que são Assuntos, Tópicos, Exercícios e Testes;

- O Material deverá ser colocado em hipertextos para utilização via internet;

- Obedecer diretrizes para criação de materiais didáticos em hipertexto.

Estratégia de Formação, Demonstração e Análise das Hipóteses

  • Estudo de outros materiais;
  • Modelagem do material segundo a filosofia do ambiente CALM;
  • Implementação do material seguindo as regras de projeto;
  • Pesquisa sobre Assuntos da Linguagem Java.
  • Etudo de outros materiais
  • Foram analisados diversos Tutoriais na WWW [9] [10], assim como diversos livros [1][2][3] sobre a linguagem Java com uma visão crítica e foram analisados os aspectos positivos e negativos destas literaturas para se formar um material que se encaixe nos padrões exigidos pelo CALM.
     
     

    . Pontos negativos e que precisaram ser reformulados nos materiais analisados:

  • Os tutoriais não abrangem todos os assuntos da linguagem Java
  • Não são centrados no estudante ( são genéricos )
  • Possuem pouca interação com o usuário
  • Não sugerem o que deve ser estudado
  • . Pontos positivos que foram aproveitados dos materiais analisados

  • Qualidade dos exemplos de programas em Java
  • Divisão dos assuntos que se devem saber para aprender Java


  •  

    2. Modelagem do material segundo a filosofia do ambiente CALM

    Todo o material está dividido em quatro níveis de subjetividade que estão explicados abaixo.

    Assuntos

  • é o mais genérico, intuitivo para a pessoa que irá pesquisar no material.
  • Tópico
  • mais específico;
  • auto-contido nos respectivos assuntos.
  • Exercício
  • pode se referir a um ou mais tópicos;
  • serve para aumentar a gama de exemplos do usuário;
  • auto-avaliação do usuário;
  • não é obrigatório para passar de tópico;
  • possui resposta sugerida pelo autor.
  • Teste
  • refere-se a um tópico;
  • serve para aumentar a gama de exemplos;
  • não é obrigatório para passar de tópico;
  • corrigido automaticamente pelo sistema através de um applet;
  • múltipla escolha.
  • 3. Implementação do material seguindo as regras de projeto

    Foram pesquisadas várias revistas e artigos [4] [5] [8] [9], que se referem ao projeto de hipertexto para educação. As características mais relevantes sobre como produzir um hipertexto e que podem ser observadas nas páginas web resultantes deste projeto seguem abaixo:

  • facilidade de navegação;
  • visualização das informações;
  • uso de ilustrações, para deixar o ambiente (hipertexto) agradável, mas sem prejudicar a facilidade de navegação;
  • facilidade de correção, percebe-se esta característica nos testes que possuem auto-correção;
  • áreas de informações bem definidas;
  • caminhos que o usuário percorre durante o estudo são bem claros, vide o grafo de ajuda para indicar a seqüência dos tópicos;
  • uso cuidadoso das cores, pois o excesso causaria um efeito contrário ao de destacar a informação;
  • hierarquia das áreas de informação no hipertexto;
  • pequeno espaço para o logotipo;
  • distância em relação as bordas de modo a não misturar com outras aplicações;
  • tamanho e fonte das letras.


  •  
      1. Pesquisa sobre Assuntos da Linguagem Java
      Foi realizada uma pesquisa de maneira a detectar as principais dificuldades dos alunos no aprendizado da linguagem Java e também detectar os principais tópicos de interesse das pessoas que estão estudando Java. Foi importante a descoberta destas dificuldades para que estas fossem tratadas com maior detalhamento pelo autor do material.

      Uma maneira de tratar mais cuidadosamente estas dificuldades foi aumentar o número de tópicos referentes a estes assuntos; outra maneira foi tentar explicar mais detalhadamente os assuntos que geram dificuldades.

      A pesquisa foi baseada nas indicações do livro Como Elaborar Projetos de Pesquisa,Antonio Carlos Gil; tanto na maneira de escrevê-la como no momento de realizar a entrevista. As perguntas realizadas na pesquisa estão dispostas abaixo:

      1. Por que você está usando a Linguagem Java?



     

    4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

    A partir dos recursos desenvolvidos descritos no capítulo anterior do relatório, e da divisão do material em níveis de subjetividade foi elaborado um sistema de ensino, o qual o aluno deverá seguir.

    O aluno escolherá um Assunto de seu interesse dentre os oferecidos pelo CALM; estes assuntos estarão dispostos num applet. Ao escolher um Assunto o sistema oferecerá ao usuário algum(s) Tópicos referente(s) a estes Assuntos e então o Aluno poderá escolher um ou mais Tópicos que ele deseja estudar.

    Ao realizar sua escolha o aluno poderá consultar através do Grafo quais Tópicos o sistema sugere que ele saiba antes de começar o Tópico escolhido por ele para estudar, mas esta é apenas uma sugestão oferecida pelo sistema, sendo que o aluno não fica obrigado a estudar os Tópicos sugeridos pelo Grafo para estudar o de seu interesse.

    O aluno estudará pelo Tópico, o qual foi elaborado pelo autor para ser auto-contido e suficiente para que o Aluno aprenda o Tópico oferecido.

    Após estudar o Tópico o Aluno poderá fazer Exercícios e Testes referentes a este Tópico.

    O Teste que o Aluno poderá fazer será referente apenas ao Tópico por ele estudado, não envolvendo outros Tópicos, o Teste é de múltipla escolha e a resposta deste está necessariamente contida no Tópico estudado.

    O Teste não aceita mais de uma alternativa como resposta, ou seja o Aluno poderá assinalar apenas uma resposta de cada vez. O Aluno terá infinitas chances de acertar o resultado do Teste caso ele erre sua escolha, e não sabendo ou não entendendo a resposta basta ao Aluno recorrer ao Tópico para encontrar sua reposta.

    Ao Teste não é associada nenhuma nota e também não é obrigatório fazê-lo para prosseguir para o próximo Tópico, ou seja, o Teste serve para ajudar o Aluno a testar a si próprio e ter mais segurança sobre o seu conhecimento em relação ao Tópico estudado, servindo também para o Autor do Tópico destacar os aspectos mais importantes deste.

    O Exercício que o aluno poderá fazer será referente a um ou mais Tópicos e será de preferência referente a mais de um Tópico.

    O Exercício não é de múltipla escolha como o Teste, ele é composto por uma ou mais perguntas teóricas e normalmente sugere um programa para o Aluno fazer referente ao Tópico estudado e também engloba mais algum Tópico que seja adequado para realização do programa, portanto sua resposta não será encontrada no seu total no Tópico estudado.

    O Exercício por sua vez, diferentemente do Teste, pode ter mais de uma resposta correta, cabendo ao Autor oferecer uma resposta ao Aluno para que ele possa consultar caso não consiga executar o programa sugerido. Porém, juntamente com a resposta do Exercício há uma Dica para estimular o Aluno[5] a fazê-lo.

    O Aluno poderá testar seu programa em um applet que há no CALM no qual ele poderá executar e compilar o programa e obter os erros gerados durante a compilação e execução deste.


     



     
     

    Ao Exercício também não é associada nenhuma nota e também não é obrigatório fazê-lo para Aluno prosseguir para o próximo Tópico, tendo como utilidade oferecer ao Aluno um exemplo de um programa mais complexo do que o mostrado no Tópico e fazer com que o Aluno possa testar seu entendimento do Tópico em um nível prático.
     
     

    4.1 - Figura referente ao Tópico na plataforma CALM.

                                                                                            Figura1.Exemplo de um Tópico referente ao Assunto Orientação a Objetos que está disponível neste material
     
     



     
     
     
    4.2 - Figura referente ao Exercício do Tópico na plataforma CALM.
                                            Figura2.Exercício referente ao Tópico Modificadores de Visibilidade
     
     
     
     

     
     
      1. - Figura referente à Dica e à Resposta do Exercício.

      2.  

         
         

                                                                                        Figura3. Resposta e Dica referente ao Exercício exibido na Figura4.2.
         
         
         
         


         
         
         
         
      1. - Figura referente ao Teste

      2.  

                                                                                            Figura4. Teste referente ao Tópico Objetos



     
     

    4.5 - Grafo que exibe a seqüência de Tópicos sugerido pelo CALM. O Grafo refere-se aos Tópicos que são sugeridos ao aluno que desejar estudar Orientação a Objetos.
     

                                                                        Figura5. Grafo referente ao Assunto Orientação a Objetos
     
     
     

     
     
    5. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

    O resultado deste projeto foi a implementação de um curso sobre Java baseado nos moldes do projeto Sapiens, no qual o usuário, no caso o Aluno, poderá estudar sobre vários Assuntos relacionados com a linguagem de programação Java desde Tópicos básicos como Orientação a Objetos até Tópicos mais avançados como RMI.
     
     

    Este projeto também propõe um certo grau interatividade com o Aluno, pois o sistema possui auto-correção dos Testes, sugere ao Aluno os Tópicos que ele deve dominar antes de estudar o Tópico escolhido por ele, ou seja, foram utilizadas as facilidades da Web para dar maior apoio, facilidade e rapidez ao Aluno ao estudar um Assunto de seu interesse.
     
     

    É importante ressaltar que apesar da grande quantidade de Tópicos escritos é de se levar em conta que todo o aprendizado da linguagem Java exige um material ainda mais extenso, pois a quantidade de informações é muito grande quando se deseja abranger desde o básico até o avançado, ficando como sugestão o aumento deste material em número de Tópicos e também da complexidade dos mesmos para que possa atender uma gama ainda maior de pessoas interessadas em aprender Java.
     
     

    Um aspecto que pode e deve ser melhorado na continuação deste trabalho ou no desenvolvimento de um novo é uma maior utilização de recursos visuais para ajudar na compreensão dos programas, principalmente nos Tópicos referentes à interfaces.
     
     

    Também é importante citar nesta pesquisa o desenvolvimento de um método científico para formulação de materiais de aprendizado via Web, que pode ser seguido por outras pessoas que também queiram escrever um material com este mesmo objetivo, podendo ser Assunto genérico e não apenas sobre linguagem de programação.


     


     

    6. CONCLUSÕES
     
     

    Na conclusão deste projeto devemos destacar dois aspectos importantes, a contribuição deste trabalho no desenvolvimento do projeto Sapiens e no aprendizado tanto do aspecto técnico quanto no desenvolvimento pessoal do autor deste projeto de iniciação científica.

    Dentro do aspecto técnico, destacamos o desenvolvimento de um projeto que envolve o conhecimento de programação na linguagem Java e também a elaboração de um sistema de estudos onde se discutiram vários paradigmas educacionais.

    Para resolução dos paradigmas educacionais, como avaliação de notas, ou a necessidade de se fazer Testes, foi feito um trabalho em paralelo com pessoas envolvidas com a Educação, principalmente da Faculdade de Educação da Unicamp.

    Foi elaborado também um modelo de ensino extra-curricular via Web que serve como base para outros projetos que queiram seguir esta tendência que é o ensino via Internet. Mostrando para os futuros projetos os aspectos que devem ser analisados e discutidos na durante sua elaboração, assim como algumas respostas para estas discussões.

    É importante destacar o ganho científico deste projeto devido ao método científico elaborado para resolução do problema que era implementar um material didático sobre a linguagem Java que esteja de acordo com a filosofia e os requisitos de interação do ambiente CALM, pois este método pode e deve ser utilizado por outras pessoas no desenvolvimento de projetos com finalidades semelhantes a deste projeto de iniciação científica.
     
     

    No aspecto do crescimento individual do autor do projeto, a iniciação científica muito acrescentou, pois durante sua execução tive que aprender uma linguagem de programação que está sendo muito utilizada recentemente, o que vem somar no meus estudos acadêmicos já que é um aprendizado extra-curricular.

    O trabalho em grupo, com pessoas de outras faculdades tem seu mérito, pois durante a vida acadêmica são poucas as oportunidades em se desenvolver um projeto longo e que envolve um número grande de pessoas.

    A apresentação dos seminários teve uma importância muito grande, pois demonstrou-se como uma oportunidade única de uma apresentação formal de um projeto, o que é muito importante para todas as pessoa seja qual for o ramo que esteja seguindo.



     
     
    7. Referências Bibliograficas

    [1] Deitel & Deitel. Java How To Program

    [2] David Flanagan. Java In a Nutshell

    [3] Ivar Jacobson. Object Oriented Software Engineering

    [4] Susan A.Mengel. The Need for a Hypertext Instructional Design Methodology. IEEE Transactions on Education Magazine, tratamento e construção de grafos.

    [5] Christina Marília Teixeira da Silva. Avaliação da Hipermídia para uso em Educação:Uma Abordagem Alternativa. Artigo que discorre sobre as características de uma boa Home Page.

    [6] Christian M. Adriano, Ivan L.M.Ricarte, Léo Pini Magalhães. Inquiring the Course Paradigm with CALM. Artigo que discorre sobre o CALM,que é um software com um propósito diferente relacionado ao aprendizado em rede, no qual este curso está contido.

    [7] Wagner Cotroni Valentini,FCAV e Centro de Agricultura, Unesp. Cientistas também precisam ter estilo.Suporte para escrita em artigos, enfatizado para escrita científica.

    [8] James Hartley,University of keele,U.K. Text Design

    [9] Curtis A. Carver, Jr., Richard A. Howard and William D. Lane, SM. Enhancing Student Learning Through Hypermedia Courseware and Incorporation of student Learning Styles.

    [10] Chien Chou, Member IEEE. Developing Hypertext-Based Learning Courseware for Computer Networks: The Macro and Micro Stages.

    [11] Antonio Carlos Gil, Como elaborar um projeto de pesquisa.

    [12] Sun Microsytems, Inc. http://java.sun.com

    [13] OOPas - Java Tutorial

    http://www.cs.umb.edu/java/keywords/cs.brown.edu/contents.html