Descrição |
Níveis |
Mecanismos Interface para Mapeamento |
Modelo de Navegação |
Principais Aspectos Considerados |
Observações |
Mapa Gráfico |
OOHDM corresponde a um dos poucos exemplos de metodologia para desenvolvimento de hipermídia que cobre em sentido vertical o mapeamento de uma modelagem estrutural abstrata em elementos computacionais abstratos e, posteriormente, físicos (apesar de não diretamente). Os serviços considerados são navegação e uma mistura, não completa, de manipulação, percepção e interação. Embora sua cobertura não seja ampla, no mapa de categorização abstrata, nota-se uma flagrante preocupação em permitir o desenvolvimento gradativo através de níveis distintos de abstração. O esquema de classes de navegação pode muito bem ser considerado um modelo de navegação abstrato, que posteriormente é mapeado e refinado no esquema de contexto de navegação, tendo gradativamente adicionados comportamento e restrições computacionais, em nível de abstração concreto. Aquilo que é abrangido pela metodologia nos serviços de percepção, manipulação e interação estão relacionados exclusivamente com o serviço de navegação.
Em relação ao mapeamento
das modelagens obtidos no nível intermediário para
o nível físico, o que ocorre é primeiro a
conversão para modelagens, também, do nível
intermediário, que possam ser geradas por ferramentas implementadas
para realizar o mapeamento para o nível físico;
entre tais ferramentas os autores citam ferramentas proprietárias,
tais como Hypercard, Toolbook e Director, e também ferramentas
para HTML. |
Sugestões e Comentários: Carlos M. Tobar